Produtos sustentáveis são amigos do planeta

Produtos sustentáveis são amigos do planeta

Em alta, a palavra sustentável cabe em diversos discursos. Mas no caso dos produtos sustentáveis, o termo serve para apontar produtos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. E os conceitos dentro desta "fórmula" variam para cada produto e de acordo com seu processo de produção e pesquisa, tipo de energia utilizada para seu funcionamento, impacto no meio ambiente e valor socioeconômico.

A definição da ONU de sustentabilidade se resume a utilização dos recursos sem comprometimento da capacidade de utilização dos mesmos pelas gerações futuras. Mas para isso é necessário conhecer os produtos que consumimos, além dos impactos de agentes químicos e poluidores para a qualidade de vida do ser humano. Desta forma, buscar soluções alternativas de consumo é um meio de colaborar com o planeta. E listamos algumas características aplicadas a produtos sustentáveis.

Produtos Biodegradáveis - São produtos que se decompõem pelas ações de micro-organismos presentes no meio ambiente, de maneira fácil, evitando o acúmulo de lixo. Este material perde suas propriedades químicas nocivas ao meio ambiente quando se decompõe.

Produtos Atóxicos - estes produtos estão livres de substâncias e compostos químicos tóxicos, ou seja, nocivos à saúde e ao meio ambiente. Estes produtos não oferecem risco de envenenamento ou toxicidade.


Produtos Reciclados - É todo produto fabricado a partir de matéria-prima reciclada, ou seja, produtos feitos de materiais já descartados, transformados em matéria-prima, evitando que se tornem lixo.

Produtos de Comércio Justo e Solidário - Comércio solidário, comércio equo-solidário, ou comércio justo e solidário envolve uma relação de troca na busca por igualdade nas relações comerciais. Os princípios básicos se resumem em justiça social, transparência, preço justo, solidariedade, desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente, promoção da mulher, defesa dos direitos das crianças, transferência de tecnologia e empoderamento dos indivíduos.

Produto para Economia de Água - Estes produtos evitam o desperdício de água, possibilitando maior economia do ponto de vista financeiro e somando benefícios ao planeta.

Produtos Recicláveis - São aqueles que no final de sua vida útil podem ser transformados em matéria-prima para confecção e fabricação de outros produtos (Reciclados).

Produtos Reutilizados - Feitos com materiais reaproveitados e que não passaram por processos de reciclagem, não são matéria-prima reciclada.

Produtos Upcycle - O conceito destes produtos consiste em reutilizar materiais que seriam descartados e transformá-los em novos produtos.

Produtos movidos a Energia Limpa - A energia limpa nada mais é do que a energia renovável. Ela utiliza recursos naturais como a força do movimento da água, luz solar e o vento (energia eólica). Desta maneira não polui o meio ambiente.

Produtos Nacionais - Estes produtos valorizam a cultura e produção brasileira trazendo benefícios econômicos à nação. São feitos em território nacional.

Produtos Não Testados em Animais - Tais produtos não realizam experiências com animais nem abusam de espécies como cobaias para testar ação de substâncias químicas. Muitas empresas de cosméticos realizam esta prática.

Produtos Naturais - Todos os produtos, matéria-prima ou ingrediente que venha da natureza. O produto natural deve ser um produto seguro e não prejudicial à saúde.

Produtos Orgânicos - Os orgânicos não utilizam pesticidas, fertilizantes sintéticos ou sementes geneticamente modificadas. A produção de orgânicos é resultado de um sistema de produção agrícola que busca o manejo equilibrado dos recursos naturais a fim de conservá-los em longo prazo. Estes produtos oferecem saúde e harmonia entre o consumidor e o planeta.

Por Catharina Apolinário

Comente