Este teste vai dizer se você é ou não uma pessoa privilegiada

Você já parou para pensar nos seus privilégios? Faça o teste
privilégios meritocracia

Foto: Istock/jacoblund

"Todos somos iguais e temos as mesmas oportunidades". "O mérito verdadeiro – o sucesso profissional, por exemplo – depende unica e exclusivamente do esforço individual". Você concorda com essas frases? Se a resposta for "SIM", precisamos conversar sobre meritocracia e privilégios.

Para entender mais sobre o que são privilégios, Renan Wilbert, da página do Facebook @igrejadesantacher criou um questionário esclarecedor. De acordo com ele, o importante deste teste, é entender que algumas pessoas tem mais problemas estruturais e vivem numa situação de maior urgência por viverem em maior ameaça a suas integridades física e psicológica. "(...) quando alguém falar uma pauta que não necessariamente diz respeito a você, antes de dizer que ela não é importante, pense que ela pode significa muito para muitas outras pessoas", explica nos comentários.

Os resultados funcionam assim: quanto maior sua pontuação, mais privilégios você tem. Se você fez mais que cinco pontos, isso não quer dizer que você vive sem problemas ou que os problemas que você tem não são dignos de discussão, mas sim que você deve reconhecer as dificuldades do próximo com muito mais empatia.

Ninguém tem culpa pelos privilégios que tem, eles lhe foram dados sem escolha. Mas é preciso parar de cobrar que todos sejamos iguais. Enquanto todos não entenderem que passamos por processos históricos atrozes e desiguais e acharmos que o discurso da meritocracia funciona por si só, estamos condenados a uma sociedade cada vez mais violenta.

Reconhecer nossos privilégios é o maior exercício de empatia que podemos fazer. Faça o teste:

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira feminismo