Presentes para mulheres geek

Presentes para mulheres geek

Amanda Brohman para Lookbook.nu. Foto/Reprodução

Hoje, sexta-feira (25) comemora-se o Dia do Orgulho Nerd. Nesta mesma data, em 1977, nascia o primeiro filme da saga Star Wars, um dos marcos da ficção científica, escrito por George Lucas. A série tem milhares de admiradores e virou tema de games, HQ, desenhos, brinquedos e muitos outros objetos.

Um termo mais moderninho para estas pessoas amantes de tecnologia e games é geek. E por mais que este segmento seja muito masculinizado, as mulheres brigam por um espaço dentro dele e provam que entendem e muito do assunto.

Elaine Cecília Gatto, a Cissa, do site Garotas CPBR, conta que nunca sofreu preconceito e pensa que atualmente existem inúmeras comunidades de mulheres geeks e nerds espalhadas por todo o Brasil, o que fortalece a atuação feminina nesse meio.

"Nós estamos conquistando aos poucos nosso espaço e mostrando que somos tão capazes quanto o sexo oposto. Entretanto, ainda recebemos relatos de mulheres afirmando que sofrem preconceitos, seja em sala de aula, seja em seu trabalho, o que é uma pena", diz.

Cissa pensa que, por conta da força que o termo geek ganhou, hoje virou moda aderir ao estilo de vida. E mesmo não acreditando que exista um perfil comportamental pré-determinado da mulher geek, enumera algumas características comuns entre suas amigas:

"Eu percebo que elas gostam de ler livros no estilo Harry Potter, Game of Thrones, de ficção científica, aventura, magia entre outros. A idade é muito variada, entretanto, esse tipo de público se concentra com mais força entre os 18 e 27 anos", opina. "Na TV, os programas preferidos são desenhos animados, seriados e filmes dos seus super-heróis favoritos e adaptações de livros, games e animes", completa.


Ser geek não é apenas adotar um estilo de vida. Quem leva a paixão por tecnologia e games a sério, pode até mesmo fazer disso uma profissão. "Em nossas últimas discussões (com as Garotas CPBR) chegamos à conclusão de que é preciso estimular as mulheres que têm bom domínio em suas áreas a se tornarem palestrantes, compartilhando assim o seu conhecimento e abrindo novas oportunidades para elas mesmas."

E se você tem uma mãe, irmã ou amiga geek e deseja presenteá-la, confira as dicas de presentes que o Vila Mulher selecionou para você:

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente