Por que a mulher brasileira não quer ser "bela, recatada e do lar"

Ser a mulher "do lar" por trás de um grande homem transformou Marcela Temer em um padrão a ser seguido. Veja a resposta das internautas a este padrão considerado machista
marcela temer #belarecatadaedolar

Veja a reações de centenas de internautas à uma reportagem feita com Marcela Temer. Foto: Bruno Domingos/Reuters

A revista "Veja" publicou na última segunda-feira uma reportagem que vem causando um verdadeiro frisson nas redes sociais por conter traços de machismo. Na matéria, foi escrito um perfil de Marcela Temer, mulher de Michel Temer, vice-presidente do Brasil. Nas linhas polêmicas da reportagem ela é retratada como uma mulher “bela, recatada e do lar”.


De acordo com a "Veja" esses atributos fariam Michel Temer um homem de sorte por ter uma mulher ao modelo tradicional ao seu lado. O grande problema de tudo isso não foi ser Marcela, fazer suas escolhas e nem ter uma família tradicional e sim vender Marcela como o padrão a ser seguido por todas as mulheres.

marcela temer #belarecatadaedolar

Foto: Agência OGlobo

Este padrão de que só as mulheres com estas características têm valor só reforçou alguns pontos críticos do machismo:

1) Ser bela - A mulher ainda tem seu valor relacionado com a sua aparência. Este julgamento leva os homens a não levarem as mulheres à sério na política, por exemplo.

2) Ser recatada - Este ponto reforça o argumento machista de que a mulher precisa se colocar no seu lugar e ficar sempre às sombras de um grande homem.

3) Ser "do lar" - No contexto a expressão do lar não se refere à propriamente cuidar da casa e sim "ser uma boa esposa", do jeito que o marido assim deseja.

E é por isso que uma série de internautas vêm se mostrando revoltadas com este padrão a ser seguido. Em resposta a isso, mais uma campanha tomou as redes sociais. Desta vez, mulheres de todo o Brasil tem postado fotos que quebram o tabu de ideal feminino e mostram que lugar de mulher é onde ela quiser fazendo o que ela quiser. Veja algumas das fotos retiradas de perfis púbicos onde a hashtag #belarecatadaedolar foram usadas:

belarecatadaedolar

O Tumblr "belarecatadaedolar" reune mais fotos ironizando a situação. Foto: Reprodução/ Tumblr/belarecatadaedolar

Por Thamirys Teixeira

Comente