Ponto solidário

Ponto solidário

Bailarina de palha de milho, R$ 29. Foto: divulgação.

É sempre bacana conhecer o trabalho de ONGs que criam e vendem produtos de qualidade. Imagina então poder conhecer e comprar produtos de diversas organizações em um só lugar? Esse é o objetivo do Ponto Solidário, arte sócio-cultural, fundado em 2002.

A idéia é valorizar o artesanato e a inclusão social de uma só vez. Por isso eles vendem a produção artística e artesanal não só de ONGs, mas também de cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas e artistas. Tudo o que é vendido na loja tem renda totalmente revertida para as instituições, esse tipo de comercio é baseado nos conceitos de comércio justo, economia solidária e sustentabilidade.

Ao todo são comercializados produtos de mais de 100 entidades e cerca de 20 artesãos independentes que participam do projeto. Isso significa dizer que existem opções para todos os gostos. O Vila Compras separou alguns bem diferentes que vale a pena conhecer e estão em nossa galeria.

Os produtos são escolhidos por motivos como identidade cultural, qualidade de materiais e execução, inovação, matéria-prima obtida através de práticas ambientais sustentáveis, valorização da pessoa pelo trabalho e capacidade de produção da comunidade.

O mix de produtos usados como matéria prima também são levados em conta, os preferidos são fibras naturais, cerâmicas em queimas diversas e barros coloridos, madeiras recicladas e certificadas, tecelagem em teares artesanais com e tingimentos naturais, couros e outros materiais reciclados.

[galeria]


A loja Ponto Solidário fica em São Paulo, na Av. 9 de Julho, 3.186, Jardim Paulista. Mas os produtos também podem ser comprados pela internet, há uma loja virtual. O endereço eletrônico é o www.pontosolidario.org.br.

Por Larissa Alvarez

Comente