Pinturas Vivas

Pinturas Vivas

foto reprodução: site de Alexa Meade

A artista plástica autodidata Alexa Meade, 24 anos, não escolhe pessoas como modelo, ela pinta no próprio corpo dos que se apresentam, fazendo com que pareçam recém-saídos de um quadro, e logo os fotografa, seja num cenário natural ou num fundo também criado.

Os amigos, a família e os clientes, nos quais ela recria a pele e as roupas, são transformados em quadros vivos. Essa ambiguidade entre o verdadeiro e o falso é a essência do trabalho da jovem artista que mistura pintura, fotografia e performance.

A americana leva de 10 a 30 horas pintando na pele e na roupa das pessoas, um preparo acrílico não tóxico e outros ingredientes. "Não é só a pintura, preciso ter em mãos entre 11 e 13 ingredientes diferentes", revelou.

Suas obras expostas na Galeria Contemporânea Irvine incluem um autorretrato com a pintura da metade de seu corpo e roupa. O resultado final é uma fotografia, que pode ser vendida a 2.000 dólares.

Alexa nunca fez nenhum curso de pintura. Ela estudou ciências políticas em Nova York e até trabalhou para Barack Obama durante a campanha eleitoral de 2008, mas jamais parou de pintar.

"Estou criando, enfim, minha própria interpretação da realidade diretamente sobre a própria realidade. Minha paixão é a arte", afirmou.

Martin Irvine, o dono da galeria, acha que Meade conseguiu algo original. Em sua opinião, "é muito difícil, no mundo da arte, desenvolver um conceito novo. Alexa encontrou uma maneira de trabalhar em três dimensões", declarou.

Por Jessica Moraes

Comente