Pensamento e ação: a mente a serviço do corpo

pensamento acao

Viver com saúde é o que todos desejamos. A relação que temos com nosso próprio corpo pode encontrar-se, por vezes, comprometida. Quando não conseguimos manter o equilíbrio das nossas emoções, o corpo poderá sofrer conseqüências e a mente pode abrir portas para vários tipos de doenças.

Ansiedade, estresse e estados depressivos são quadros que podem aparecer em pessoas que estão com sobrepeso ou em emagrecimento. Mas, existem muitas formas de controlar esses fatores que nos prejudicam. A prática regular de técnicas de relaxamento como meditação, ioga, entre outras, poderá ajudar a evitar os processos mentais que causam vários males.

No relaxamento há uma estreita ligação entre a respiração e a musculatura do corpo. Quando inspiramos e expiramos profundamente e de forma consciente temos o poder de relaxar os músculos do nosso corpo. A mente acompanha esse processo, acalmando nossos pensamentos. A visão das coisas torna-se mais clara, nossos impulsos são mais controlados, e os avisos do nosso corpo poderão ser mais facilmente percebidos. A mente em sintonia com o corpo, ajuda a pensar em mudanças que restabeleçam o equilíbrio físico e mental.

Dessa forma, teremos mais condições de decidir adequadamente na hora de selecionar a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos. Sem radicalismos ou cobranças excessivas, poderemos nos beneficiar do autocontrole e do relaxamento, que são uma alternativa para diminuir a ansiedade, a vilã da perda de peso.

Na vida moderna é quase impossível eliminar o estresse e a ansiedade. Mas podemos mudar a nossa capacidade de reagir a ambos. Se utilizarmos as técnicas de relaxamento como aliadas no controle da obesidade, sairemos fortalecidos. O equilíbrio físico e mental nos traz bem-estar e aumenta nossa auto-estima. Poderemos ter um novo estilo de vida que se adapte melhor aos projetos que traçamos. Com visão de longo prazo obteremos benefícios duradouros para nossa saúde. Isso não é mágica. É determinação e equilíbrio de quem controla a mente em benefício do próprio corpo.

Por Flávia Leão

Psicóloga - CRP 06/68043

Comente

Assuntos relacionados: ansiedade