Pedal de salto alto: projeto reúne mulheres ciclistas

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Pedal de salto alto projeto reúne mulheres ciclist

Foto: Reprodução/ Pedal de Salto Alto

Além de ajudar a perder algumas calorias, andar de bicicleta tonifica as pernas e ajuda você a abandonar o sedentarismo no melhor estilo. E você está deixando sua bicicleta enferrujar dentro de casa porque não tem companhia para pedalar por aí, o VilaMulher tem uma dica para você.

Existe um grupo de meninas ciclistas chamado "Pedal de Salto Alto" formado por mulheres de todas as idades e estilos, que pedalam por prazer e acabam incentivando outras mulheres a fazerem o mesmo.

O projeto se formou a partir da vontade de algumas integrantes do grupo de ciclismo MTB-BH (Mountain Bike BH) de que mais mulheres experimentassem usar a bike para passear, se deslocar, ir às compras, ao trabalho ou apenas como lazer, sem necessariamente serem atletas ou profissionais do ciclismo.

"O projeto começou a partir da ideia de um grupo de amigas que já pedalavam por prazer e outras que até faziam algumas corridas de bike. Foi a vontade de mostrar que nós, mulheres, podemos pedalar lindas e charmosas e também usar a bike como meio de transporte", conta a pedagoga e ciclista que faz parte do Pedal de Salto Alto, Denise Cruzeiro, praticante assídua de esportes.

É comum ver muitos homens pedalando no parque ou nas ruas. Pensando nisso, o grupo Pedal de Salto Alto pretende mostrar que a mulher não precisa perder sua feminilidade para usar a bicicleta. Ela utiliza sempre os equipamentos de segurança (capacete, luvas e luzes na bike) e veste uma roupa confortável para pedalar.

Denise conta que a cada dois meses acontece a pedalada: "Já levamos cerca de 100 mulheres de salto alto, sendo o nosso maior número de participantes."

Organizando encontros e passeios urbanos, leves e fáceis, até mesmo para quem não está acostumada a pedalar, o grupo tem como objetivo chamar a atenção para as vantagens da inclusão deste meio de transporte saudável e limpo.

Bike e moda

Os looks usados podem ser bem diversos e cada mulher pode criar o seu, desde que seja confortável. Vestido, shorts, calça jeans, blusa, echarpe, acessórios, etc. O personal trainer André Maizena dá algumas dicas de roupas para quem quer pedalar.

"O mais indicado é usar roupas leves e adequadas, bermudas de ciclista e calças leggings são ótimas pedidas. A legging, por exemplo, é melhor que a calça de moleton, pois esta última pode enroscar na corrente e engrenagem da bicicleta e provocar acidentes."

Além de ficar confortável, a segurança deve estar em primeiro lugar. "Utilize camisetas claras ou de cores fluorescentes, pois elas servem como sinalização para os motoristas, caso o percurso da pedalada inclua vias transitáveis. Estas roupas e acessórios podem ser encontradas em diversas cores e modelos, o que facilita muito na hora de compor o seu look. Use e abuse da criatividade e boas pedaladas", diz André.

Para quem deseja pedalar com o Pedal de Salto Alto, algumas regras devem ser seguidas:

- Sempre há uma menina à frente que orienta o grupo e todas devem segui-la.

- Há também quem fecha o grupo. Nenhuma pedalante fica para trás.

- Duas ou três meninas estarão ao longo do grupo para orientar e ajudar sempre que for necessário.

- O briefing é um dos momentos mais importantes e que requer muita atenção. É realizado antes dos passeios, no ponto de encontro. É apresentado o percurso, as regras e quem vai abrir, fechar e percorrer o grupo.

- Estar disposta a seguir as orientações durante o percurso é essencial.

- O PdSA é um passeio com mulheres e meninas de preparo físico diferentes. Não vale correr muito. Por mais experiente que você seja, pode acabar se machucando ou machucando alguém.

- Não se esqueça da segurança: capacete, luvas e garrafa de água não podem faltar.

O músico britânico David Byrne já chegou a afirmar em uma de suas músicas: "Quanto mais mulheres pedalando, mais homens as seguirão."


Por Thaís Santos (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente