Pé também engorda?

Pé também engorda

Uma pesquisa feita na Inglaterra descobriu que os pés das mulheres daquele país estão maiores. Quem conduziu a pesquisa foi a loja Debenhams, que constatou que o número de sapatos 36 vendidos em 2009 diminuíram enquanto os 37 aumentaram. O 39 teve um crescimento de 23%. Como é que isso é possível?

A medicina explica. "Nos meus 42 anos de trabalho percebi que os tamanhos dos pés femininos mudaram dramaticamente", afirmou Michael Paynton, presidente da Associação Britânica de Pedicure e Podologia, ao jornal Dailymail. "Faz parte do processo evolutivo. As pessoas estão ficando maiores e mais altas. Nós vemos isso clinicamente em homens e mulheres em consequência da mudança do estilo de vida e das dietas".

Uma boa explicação também seria a de que os pés das mulheres estão "maiores" por que cintura também está e o aumento pode ser atribuído à obesidade. Mas é importante lembrar que o pé não cresce e sim, engorda. "Os pés (ossos) crescem apenas até o final da puberdade. Se depois disso, eles aumentarem, é por conta de alguma patologia", explica a médica endocrinologista Natalie Akimi Terasaka, do Hospital Santa Paula, de São Paulo.

O que acontece é que o pé pode engordar ou emagrecer, no caso de uma pessoa ganhar ou perder peso. "Outras regiões do corpo são mais propensas ao depósito de gordura, como os quadris nas mulheres e a cintura, nos homens. Pés e mãos não têm tanta facilidade, mas podem sim engordar". Mesmo assim, Natalie reitera: "Nessas situações, é muito mais fácil perder uma calça do que um sapato".

Um representante da loja que fez a pesquisa disse que o tal aumento modifica inclusive as vitrines e a produção dos calcados. "Os sapatos maiores, especialmente de salto alto, tem de ser feito mais fortes, para aguentar mais peso. Antigamente, esses sapatos grandes eram feitos sob medida. Hoje as mulheres querem vestir sapatos de grife comprados nas lojas, e não mandados fazer".

A psicopedagoga Luisa* sentiu isso de maneira inversa na pele. Ou no pé. Antes de fazer uma cirurgia para redução do estômago, pesava 101 quilos. Agora com 60 quilos, conta que o número dos sapatos diminuiu em dois tamanhos. Luisa, que tem mania de bijuterias, perdeu toda a coleção de anéis, já que a mão também diminuiu. Outra que passou por isso foi Marilena. Depois de descobrir que estava com diabetes, se forçou numa dieta. Com oito quilos a menos, pulou no calçado 38 para o 35!


* nomes alterados para preservar a identidade das entrevistadas

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente