Patchwork de azulejo - charme à moda antiga na decoração

Patchwork de azulejo

Foto/Reprodução Pisos e Azulejos antigos

A decoração da casa exige muita criatividade para desenvolver ambientes charmosos, por isso cada espaço deve ter seus detalhes pensados minuciosamente. Além dos diversos adesivos e papéis que a pessoa pode aplicar nas paredes da casa, uma excelente opção são os painéis de azulejos, que trarão toda a diferença no adorno do espaço.

E não se engane acreditando que os azulejos só podem ser aplicados na cozinha ou no banheiro, a variedade dessas peças podem aparecer em qualquer tipo de ambiente, como explica a artista plástica e especialista em pintura de painéis de azulejo, Alice Candeias Ambrosini: "Os azulejos podem ser colocados substituindo um quadro, decorando a churrasqueira, na varanda e até na frente da chácara". E acrescentou: "É interessante decorar o muro da piscina e a área do chuveiro, pois além de dar um ar mais sofisticado, previne de danos, como o lodo, devido à umidade".

Ao longo dos anos, o modelo tradicional com estampa barroca foi substituído por azulejos ricos em detalhes, cheio de cores e desenhos, mas a especialista ressalta que devido à essa diversidade, é necessário saber utilizá-los para que não desarmonizem o ambiente. Outra observação feita por ela é em relação aos azulejos com relevo. Eles sofrem desgastes com o passar do tempo e, por isso, os mais apropriados são os lisos.

Além de protegerem as paredes e assumirem um papel de destaque na decoração, eles são práticos na hora da limpeza, pois apenas com um pano úmido já é possível manter a aparência impecável dos azulejos. Diferente de uma parede branca, que causa um transtorno para a dona de casa quando necessita ser pintada. Porém, quem deseja revestir a parede completamente, o ideal é colocar essa ideia em prática somente na cozinha, banheiro e lavanderia.

Azulejos sempre limpos

Uma dica para manter os azulejos sempre novos e evitar a formação de limo é usando impermeabilizantes e para remover resíduos use o detergente que dará brilho às peças.

Além dessas dicas, acompanhe os ingredientes de uma receita caseira que deixará os azulejos sempre bem cuidados:

l ½ xícara de vinagre branco

l ¼ de xícara de bicarbonato de sódio

l ½ xícara de amônia

Dilua os componentes em um litro de água, passe nos azulejos e aguarde por dez minutos. Em seguida enxágue com água e sabão.


Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: decoração azulejos decoração