Passeios de Natal pelo Brasil

Passeios de Natal pelo Brasil

Árvore da Lagoa - Rio de Janeiro. Foto divulgação

Aos poucos as luzes e os enfeites começam a tomar conta das cidades pelo mundo. Casas, ruas e grandes estabelecimentos já começaram seus preparativos para mais um Natal. E tem lugares que capricham tanto que viram até atração turística.

Além de decorações que emocionam crianças e adultos, a festa de fim de ano costuma ser marcada por eventos especiais, como passeios e apresentações musicais. Quer saber o que vai rolar pelo Brasil? Então confira a programação de algumas cidades:

Rio de Janeiro

Além das decorações dos shoppings, umas das grandes atrações da cidade maravilhosa é a Árvore de Natal da Lagoa, inaugurada no dia 1º de dezembro, no Parque do Cantagalo, Zona Sul do Rio. A construção desta que será a 17ª edição tem 85 metros, o equivalente a um edifício de 28 andares, e pesará 542 toneladas.

Por meio do tema "Todos os Natais do mundo", um jogo de luzes vai representa as quatro estações do ano. No outono, lâmpadas em tons de verde simulam a queda das folhas. No inverno, a árvore fica toda branca, com efeitos e jogos de luzes simulando a neve caindo. A primavera simula um jardim se abrindo, com luzes amarelas e flores coloridas em 3D. E no verão, a árvore ganha brilho solar.

Passeios de Natal pelo Brasil

Árvore do Ibirapuera, um dos pontos mais visitados neste Natal. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

São Paulo

Fonte Multimídia do Ibirapuera: a tão esperada atração tem duas apresentações diárias (20h30 e 21h) e conta com canções de Maria Bethânia e Dominguinhos. Mais de 200 árvores espalhadas pelo parque recebem iluminação especial. Destaque mais do que especial para a Árvore de Natal do Ibirapuera, iluminada diariamente, das 19h às 5h.

Praça de Natal da Avenida Paulista: localizada entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo tem como tema "Banda de Noéis", com um trio de Papais Noeis de dez metros de altura.

Presépio oficial da cidade: localizado na sede da Prefeitura, conta com figuras em tamanho real.

Árvore de Natal da Represa Guarapiranga: a tradicional árvore tem uma Cortina d'Água com feixes de luz de nove minutos de duração.

Natal Iluminado: evento gratuito é marcado por apresentações da Orquestra Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem e do Coral da Gente, mantidos pelo Instituto Baccarelli. As apresentações são promovidas pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com as prefeituras. Confira a agenda completa no site oficial

Turismetrô: os interessados em conferir a decoração de Natal da cidade podem também fazer passeios guiados usando o metrô. Os passeios acontecem nos dias 08, 09, 15, 16, 22 e 23 de dezembro de 2012, às 16h, começando na estação Sé (Linha Vermelha). O valor equivale a três bilhetes de metrô. Mais informações pelo site da prefeitura

Passeios de Natal: ônibus de turismo também fazem os passeios pela cidade iluminada. O site oficial do evento traz uma lista de empresas com preços e roteiros.

Passeios de Natal pelo Brasil

Musical "Fantástica Fábrica de Natal". Foto: Divulgação

Gramado

Natal Luz de Gramado 2012: até 13 de janeiro de 2013 a 27ª edição do evento, que é considerado o maior evento natalino do Brasil, promete encantar mais uma vez. Grande parte das atrações acontece ao ar livre e há opções para todas as idades, desde óperas a espetáculos infantis. Os ingressos podem ser adquiridos em bilheterias na cidade, por telefone ou pelo site.

Entre as atrações estão o Nativitaten, uma ópera a céu aberto no Lago Joaquina Rita Bier, e o musical "Fantástica Fábrica de Natal", com patinadores, atores, bailarinos e cantores, Há ainda o um grande desfile de natal, composto de duas partes: a fé, que conta as história de Jesus, e a festa de Natal, marcada pela fraternidade e pela presença do Papai Noel. A programação completa você confere no site oficial.

Passeios de Natal pelo Brasil

Presépio de Belo Horizonte. Foto: Divulgação

Belo Horizonte

Presépio: pela primeira vez, ele está montado no terreno da futura Catedral Cristo Rei, na Avenida Cristiano Machado, Bairro Juliana, região norte da capital. A manjedoura onde Jesus nasceu terá 25 metros quadrados de área, com três metros de altura e cobertura de telhas.

Praça da Liberdade: a iluminação de Natal do local que é um dos cartões postais da cidade será inaugurada no dia 05 de dezembro. Promovida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Mais de 1,5 milhão de microlâmpadas serão instaladas na cidade, privilegiando as cores branco, verde e vermelho. A decoração vai de estender a outras locais da cidade, como avenida Barbacena, Palácio das Mangabeiras, Cidade Administrativa e a Assembleia Legislativa.

II Festival Internacional de Corais de Natal: de 1º a 23 de dezembro, diversos locais de Belo Horizonte e algumas cidades mineiras vão servir de palco para apresentações de corais e grupos vocais entoando canções temáticas. Confira mais informações sobre os participantes e os locais de apresentação pelo site.

Cantata de Natal: espetáculo composto por 300 vozes interpretando canções do repertório natalino universal. Este ano, o evento, que está em sua 6ª edição, acontece no dia 05 de dezembro, às 18h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG.

Decoração dos shoppings: no Shopping DiamondMall a decoração tem como tema o "Natal das borboletas". No BH Shopping as pessoas vão se deparar com uma minicidade de Natal. No Shopping Del Rey a decoração foi inspirada na magia da Disney. Quem passar pelo Minas Shopping verá os ursos polares robôs. O Pátio Savassi vai apostar numa decoração mais rústica, com cipós, pinhas, musgos, folhas e cascas de árvores. E o Boulevar Shopping terá como tema de Natal o Club do Penguin.

Curitiba

Coral Infantil do Palácio da Avenida: outra cidade que capricha na programação de Natal é Curitiba. Um dos destaques o Espetáculo "Vem sonhar com a gente", que acontece no Palácio Avenida, na Rua 15 de Novembro. Um coral de 160 crianças se distribui nas mais de 50 janelas do empreendimento para entoar canções natalinas. Serão nove apresentações, de 30 de novembro a 16 de dezembro, às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h10. Há sempre um convidado especial e as apresentações se encerram com fogos de artifício.

Galeria de Luz: na Praça Santos Andrade, também na Rua 15 de Novembro, são montados arcos de 50 mil lâmpadas coloridas. A atração começa no dia 04 de dezembro, e poderá ser visitada às terças, quartas e quintas-feiras, até 20 de dezembro. No local acontece a apresentação "Sobre Anjos e Luz".

Feira de Natal: também na Praça Santos Andrade acontecem apresentações teatrais e uma feira temática, com artesanato e produtos como panetones e bombons. A Praça Osório, pertinho do Palácio Avenida, também sedia uma feira de Natal. As duas vão funcionar de 22 de novembro a 21 de dezembro.


Linha Turismo: ônibus de dois andares passam por mais de 20 atrações, em um percurso que dura cerca de 2h30. O ingresso custa R$ 25 e dá direito ao embarque e a quatro reembarques. Os veículos partem a cada 30 minutos da Praça Tiradentes, Centro, de terça a domingo, das 9h às 17h30. Mais informações pelo telefone (41) 3352-8000.

Outras atrações: vale conferir as decorações dos shoppings da cidade e os espetáculos de época que acontecem no Paço da Liberdade (dias 11, 12 e 13 de dezembro). No bairro Batel, destaque para a Árvore de Natal do Radisson Hotel, para a Árvore Encantada que será inaugurada no dia 07 de dezembro, com apresentações nos dias 14, 19 e 21, e também o Castelo do Batel, que estará decorado com mais de 240 mil lâmpadas. Mais informações pelo site oficial:

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente