Paixão pelas câmeras vintage

Câmeras vintage

foto: reprodução

Embora grande parte da população já tenha se adaptado ao uso das câmeras digitais, atualmente existem muitos adeptos das máquinas fotográficas do passado.

Um exemplo disso são os apaixonados pela Lomo. As câmeras analógicas Lomo, marca russa que produz desde 1982 modelos leves e coloridos, hoje viraram objeto de desejo de muita gente apaixonada pelo estilo vintage.

Além de terem um visual cheio de estilo, as câmeras Lomo reproduzem efeitos bem diferentes das câmeras comuns. Borrões, manchas de luz, mais de uma imagem na tela, sobreposições, o que agrada muita gente.

Os nostálgicos dividem com os mais jovens a paixão pelos modelos e são mais conhecidos como lomógrafos. Eles possuem até um modo de vida baseado na paixão pela lomografia. Segundo eles, quem é lomógrafo mesmo, tira foto a qualquer hora do dia ou da noite, leva sua Lomo para onde for e tira foto de qualquer coisa, sem pensar muito e sem se prender a detalhes técnicos.

Câmeras vintage

foto reprodução: lomography.com

A ideia é fotografar ao acaso e o resultado são fotos super divertidas e descontraídas. Além disso, elas são mais baratas que as digitais.

A maioria dos modelos de Lomo vendidos no Brasil usa filmes comuns, de 35 mm. Depois de revelar, os loucos por Lomo publicam as imagens na comunidade virtual Lomography.com.

Outro exemplo de paixão pelo mundo fotográfico retrô são as famosas polaroids, as fotos quadradas emolduradas que também reproduzem imagens com efeitos bem diferentes, que originalmente eram tiradas pela própria máquina Polaroid e simultaneamente reveladas.

Câmeras vintage

foto: reprodução

Quem não possui uma câmera Polaroid - mais difícil de encontrar por aqui - pode encontrar sites na internet que reproduzem o mesmo efeito da foto final. Basta enviar uma foto comum que os aplicativos disponíveis na internet "transformam" a foto em uma no estilo polaroid, possibilitando também a impressão da imagem.

Por Jessica Moraes

Comente