Outubro Rosa - blogueira cria o "Lenços da Solidariedade"

outubro rosa

foto: Minha Vida Comigo/Fabio Granato

Linda, aos 33 anos, um depois do tratamento contra o câncer, Vânia Castanheira mudou tudo. Virou blogueira, deve lançar seu livro este mês, depois de montar um projeto social que já distribuiu 5 mil lenços, o "Lenços da Solidariedade". E agora dá palestras em empresas sobre bem estar.

Vânia é portuguesa e mora no Brasil há dez anos. Era responsável por um escritório de tradução que atende a várias grandes empresas brasileiras. Descobriu o câncer em 2013, quando se preparava para engravidar.

"Um câncer de origem emocional. Um acúmulo de estresse e mágoa que guardei para mim, não compartilhei e não fiz questão de alterar o que estava errado. Deixei passar e o meu corpo reclamou. Nunca pensei que fosse morrer. Apenas me fortaleci. Venho de uma geração de mulheres guerreiras que me ensinaram a enfrentar a vida de frente e a desafiá-la".

Foram 12 meses de tratamento e a vontade de ajudar os outros a fez criar o blog que reúne histórias de muitas mulheres e também ensinamentos de vários profissionais: nutricionista, personal trainer, oncologista, psicólogo, dermatologista. Dicas não só para quem enfrenta a doença.

Criou o projeto Lenços da Solidariedade que, em um ano, já distribuiu nos hospitais 5 mil lenços ( novos e usados) e quilos de maquiagem. Foi assim que Vânia começou a dar palestras: para ensinar os truques.

Essa experiência de falar em público abriu um novo caminho. Vânia percebeu que, como ela, muitas pessoas estão desmotivadas com a mesmice do ambiente de trabalho. Resolveu agir para combater esse desestímulo geral e fazer palestras motivacionais.


Comente

Assuntos relacionados: câncer outubro rosa histórias de vida