Objetos espelhados na decoração: como usá-los?

espelhos na decoração

Para usar espelhos na decoração e ampliar o ambiente basta distribuir esses objetos nos lugares certos! Foto:iStock_ExcellentPhoto

Está pensando em aumentar o tamanho da sua casa ou apartamento? Não precisa sair quebrando as paredes por aí. Com alguns espelhos distribuídos nos cômodos você consegue proporcionar um efeito de amplitude, dar um charme a mais no ambiente e ainda aumentar a iluminação.

Os espelhos são grandes aliados da decoração e estão super em alta. Além dos locais óbvios como closets e banheiros, eles podem ser expostos em outros ambientes da casa. "Espelhos vão muito bem em áreas como living, hall de entrada e salas de jantar. Dormitórios e escritórios necessitam de maior cautela na aplicação destes elementos, pois podem deixar os ambientes carregados", informa a arquiteta e design Juliana Savelli.

Mas cuidado para não abusar demais e cair no exagero! "Tenha bom senso no uso deste recurso decorativo e saiba posicioná-lo dentro do local. Se já existir espelho no cômodo, evite outros elementos com muito brilho ou que sejam espelhados. Este excesso de reflexo é visualmente muito cansativo", explica a arquiteta.

Uma dica é posicioná-los em frente a locais como mesas e poltronas. "Muita gente pensa que eles são um coringa na hora de ampliar o espaço. E são! Mas é necessário atentar para a dimensão do objeto. Ou seja, ele deve ser proporcional ao ambiente. Evite peças muito grandes", alerta Juliana.

A design salienta que nos pequenos ambientes a melhor opção é disponibilizar faixas de espelhos ou círculos. "São desenhos leves que não prejudicam e nem deixam o ambiente carregado. Posicioná-lo em frente à porta da sacada ou janela também é um ótimo recurso para melhorar a sensação de espaço e a iluminação do ambiente", observa.

Juliana afirma que casais com crianças pequenas também podem desfrutar do charme dos objetos espelhados, desde que tenham alguns cuidados básicos com quinas e pontas vivas. "Evite colocá-los próximos a outros espelhos ou peças espelhadas, pois isso pode deixar a criança desorientada por conta do excesso de reflexão", diz.

E para conservá-los sempre novos a especialista orienta: "Faça a limpeza corretamente, evitando os famosos ‘limpa vidros’, porque eles danificam a pintura do espelho. Evite ainda o contato com áreas muito úmidas".

Anotou as dicas? Inspire-se na galeria abaixo e deixa a casa muito mais bonita.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente