O que é sororidade? Significado, dicionário e como praticar

Sororidade tem tudo a ver com feminismo! Entenda porque a palavra não é encontrada no dicionário e saiba seu significado!
o que é sororidade

Sororidade: a irmandade e união entre mulheres.

Nós já falamos aqui sobre empatia e feminismo. O que nem todos sabem, é que estas palavras têm tudo a ver com sororidade. Mas você sabe o que é sororidade? Bom, antes de definirmos o significado, vamos te convidar a uma reflexão sobre rivalidade entre mulheres:

Quantas vezes você já se percebeu competindo com outra mulher? Os motivos podem ser inúmeros, mas o fato é que a rivalidade é algo tão enraizado que passa despercebido e afasta todas nós de um bem estar em comum. Isso vem da crença do machismo estrutural, que prega que as mulheres não têm capacidade de serem gentis e amigáveis umas com as outras.

O conceito de sororidade e como praticar

A palavra que vem do latim soror (irmãs) significa irmandade, empatia e união entre mulheres. É entender a dor e os motivos da outra antes de apontar o dedo. É acreditar que juntas somos melhores, mais fortes, menos fragilizadas, mais capazes. Sororidade é uma das bases do feminismo e pode ser praticada de diversas formas, desde que a premissa seja sempre o apoio mútuo.

Não fomos ensinadas a ter sororidade. Sempre escutamos que "mulher junta não dá certo", "mulher trabalhando junta dá briga" e pior, só "fofoca". Já acreditamos, desde muito novas que a "amante" é a grande vilã do casamento (sendo que o homem também tem poder de escolha) e até mesmo que não existe amiga que não tenha uma "pontinha de inveja" da outra. Competição, sempre. A sororidade vai contra isso e promove uma união linda e bem similar a famosa "fraternidade" dos homens, que protegem uns aos outros com mais facilidade.

Sororidade no dicionário da Língua Portuguesa

o que é sororidade

Se colocar no lugar da outra e entender seus motivos e propósitos sem julgar experiências diferentes da sua também é sororidade.

Como citado acima, "Sororidade" tem um significado semelhante ao de "fraternidade". A principal diferença é a substituição de "frater" (irmão, em latim) por soror (irmã). Apesar da palavra fazer parte do dialeto feminista, ser usada há mais de 40 anos e possuir uma estrutura etimológica formal clássica, ela está fora dos dicionários mais conhecidos, como o Houaiss e o Aurélio. 

Ou seja, o termo "sororidade" ainda não é reconhecido pelos mecanismos oficiais de legitimação da língua. Se você procurar pela palavra em um dicionário online, por exemplo, ele o remeterá para “sonoridade”, depois de afirmar que aquela palavra não está cadastrada. 

De acordo com a linguista Ana Lúcia Dacome Bueno, da Universidade de Maringá, para o Diário de Pernambuco, a falta da palavra "sororidade" no dicionário pode se dar por conta do chamado "sexismo linguístico". Segundo ela, os dicionários acabam por escolher qual realidade social desejam fixar, projetar, documentar e perpetuar.

Um exemplo é a escolha da palavra "homem" para representar a humanidade como um todo e o uso do pronome masculino no plural ("eles") em orações em que o sujeito envolve também mulheres.

Mulheres falam sobre sororidade no Youtube

o que é sororidade

Menos rivalidade e mais irmandade!

Algumas mulheres poderosíssimas já falaram em seus canais no Youtube sobre o significado de sororidade! Vale a assistir aos vídeos e entender mais sobre esta palavra feminista e como ela se encaixa na luta das mulheres pela igualdade.

Por Thamirys Teixeira

Comente