O poder do toque

O poder do toque

Foto: reprodução/ Corbis

Tocar é um ato instintivo do ser humano, que começa a ser estimulado na relação mãe e filho ainda na gestação, com as mãos que passam pela barriga carinhosamente e que anseiam para sentir o chute.

Ainda crianças, massageamos alguma parte do corpo quando sentimos dor. Muitas vezes são os pais que acariciam e dizem que a dor vai passar. Na puberdade, conhecemos o nosso corpo e o do outro por meio do toque.

Tudo isso é natural e muito saudável. Aliás, a medicina chinesa sabe disso há milênios e vem ensinando a arte da automassagem em pontos estratégicos, de forma terapêutica (técnica conhecida como Do-In).

Os benefícios dessa técnica vão além do físico. Quando certas regiões são estimuladas, auxiliam o organismo na produção de substâncias que trazem bem-estar emocional e ajudam a combater o estresse. "A automassagem é um recurso eficiente, pois promove um aumento da vascularização e ajuda na liberação de endorfina que ajuda a aumentar a sensação de bem estar e diminuição da dor", afirma o especialista em terapias naturais e corporais, Gilson Giombeli.

Para começar a sentir os prós dessa prática, a dica é escolher um local calmo e tranquilo e com uma música suave e instrumental. "Isso já ajuda a relaxar. Use um colchonete, pode ser um cobertor também, para sentar e deitar, pois são as posições mais confortáveis para se auto aplicar as manobras e ao mesmo tempo relaxar", explica.

Confira algumas dicas do especialista para:

Dor na lombar:

Nas regiões de dor como lombar é importante usar alongamentos junto com a massagem. Deitado com as costas no chão (decúbito dorsal) cruze uma das pernas. O lado onde o pé está no alto vai puxar e deixe cair até encostar o pé no chão. Fique alongando por 30 segundos. Repita do outro lado. Depois de alongar massageie bem.

Dor na coluna cervical:

Alongue e deixe cair a água do banho quente no local. Depois massageie bem. Enrole uma toalha de banho e o coloque na cervical estando deitado de barriga para cima. O rolinho deve ficar bem colocado no pescoço.

Dor de cabeça:

Hoje muitas pessoas tem cefaleia tensional. Esta dor surge depois de algo estressante, como um congestionamento, uma reunião complexa etc. É importante nestes casos aumentar a circulação do sangue no pescoço e na cabeça. Colocar um pouco de óleo na região do pescoço e ombros e deslizar bem vai ajudar a tirar a tensão no local.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde massagem bem estar toque