O poder de decisão das compras é dela!

O poder de decisão das compras é dela

De alimentos a produtos de beleza, de carros à imóveis, de roteiros turísticos a produtos de alta tecnologia. O poder de decisão na hora das compras é nosso, mulheres!

Há muito tempo inúmeras pesquisas comprovam essa tendência, crescente na opinião de empresários e publicitários. Tanto assim que diversos produtos têm sofrido adaptações para agradar cada vez mais o público feminino. Caso de celulares, computadores e até automóveis.

Segundo Mário Persona, professor de Estratégias de Comunicação e Marketing, as conquistas das mulheres no mercado de trabalho são o principal fator que explica esse comportamento. “A partir do momento em que mais mulheres decidem atuar profissionalmente, elas também passam a se dedicar mais ao preparo profissional, cursando escolas técnicas, universidades e cursos de pós-graduação. Com o aumento do nível de escolaridade surgem também maiores oportunidades de ocupar cargos mais elevados no mercado de trabalho, o que se traduz em melhores salários”.

Mas não é somente o poder financeiro que explica o maior poder de decisão de compra das mulheres em relação aos homens. Trata-se também, de acordo com Mário Persona, de uma questão de habilidade e estilo. “Mande um homem e uma mulher com a mesma lista de compras a uma feira e depois compare a qualidade do que trouxerem. Hoje, quando a plataforma tecnológica de um automóvel praticamente virou commodity, é o estilo que tem o maior apelo na hora da compra, e as mulheres ganham dos homens quando a questão é estilo, bom gosto, conforto”.

E, sabe, quando eles decidem comprar algo, são completamente influenciados pela mulher. “Os homens costumam ser inseguros quando compram coisas que estão fora de sua lista de objetos de desejo. O mesmo acontece com roupas, já que eles compram roupas porque gostam de ser elegantes para as mulheres, e nem tanto para si mesmos”.

Leia - Motos: equipamentos exclusivos para mulheres

Por Adriana Cocco

Comente