O caminho das peregrinações

[img=1]

O costume das peregrinações são datadas desde o mundo antigo, onde consistiam em jornadas realizadas individualmente ou em grupo, para lugares considerados sagrados, cidades ou templos marcados por um acontecimento especial, seja a passagem de um santo ou algo sobrenatural ocorrido. Fenômenos assim são relatados em várias religiões e culturas.

Existem inúmeros exemplos. Dentre os mais conhecidos estão os cristãos, que se dirijem à Terra Santa situada em Jerusalém, onde percorrem territórios sagrados nos quais Jesus Cristo teria vivido. Outro exemplo é dos islâmicos, onde partem sua jornada para Meca, a cidade sagrada, todos os anos.

Outras peregrinações muito conhecidas são a de Fátima, em Portugal, em que as pessoas visitam seu santuário; o famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, em que os peregrinos fazem uma longa caminhada até à catedral da cidade, procurando tocar o manto de Santiago, um dos apóstolos de Jesus (acredita-se que seu corpo esteja neste templo). Outro local de intensa peregrinação é na Índia, no rio Gânges, onde os hindus praticam cultos religiosos. No Brasil também há muitas peregrinações, como as romarias da cidade de Aparecida, em São Paulo, Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, e Juazeiro do Norte, no Ceará.

O que caracteriza o ato de peregrinar não é simplesmente caminhar a um determinado lugar, mas fazê-lo movido por um objetivo pessoal e determinante para a vida do peregrino. Embora a peregrinação seja enquadrada como um ritual e muitas vezes uma obrigação religiosa, o peregrino age por sua fé e vontade, pois é uma forma de devoção, de gratidão e mesmo de purificação.


Isso supõe uma atitude de humildade, persistência, confiança e uma vivência espiritual maior, rica em experiência, pois demanda esforço e sacrifício. Esse é o objetivo maior da jornada peregrina. Quando terminada, a pessoa se sente realizada e com sua missão de fé cumprida, voltando para sua vida normal, com mais esperança e otimismo diante das adversidades da vida.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?