O bem estar que uma boa faxina traz

O bem estar que uma faxina pode trazer

Descubra o quanto uma boa faxina mental pode ajudar você a viver melhor. Foto: © Hans Huber/Westend61/Corbis

A faxina por si só já inspira uma reflexão. Afinal, estamos retirando algo que pesa, que não serve para nada e polui a vida, a sujeira e a poeira. Quando limpamos nossa casa ou o nosso espaço de trabalho estamos limpando mais do que móveis, estamos organizando a mente. Isso é um processo muito interessante.

Especialistas dizem que limpar o quarto e arrumar as coisas pode representar de forma figurada uma limpeza mental. Mas por quê? Isso acontece porque o cérebro recebe um estímulo que vem direto do exercício físico e mental de processar a bagunça e de jogar coisas que não servem mais fora.

Logicamente limpar a casa é mais difícil do que tirar de nossa mente pensamentos, pessoas e sentimentos, mas a limpeza pode muito bem começar de dentro para fora. O que vale é começar, devagar.

A faxina de casa inclusive alivia o estresse, já a faxina mental deixa qualquer um mais leve. Por isso vamos dar algumas dicas simples:

- Apesar de a faxina ser mental, ela começa com a eliminação de tudo capaz de nos lembrar fisicamente de algo que queremos esquecer. Jogue fora fotos de ex-namorados, revistas velhas, doe livros antigos, roupas que não usa há pelo menos um ano, sapatos e até mesmo bijouterias. Se afaste de gente que não faz você feliz. Para o novo chegar, o velho tem que sair.

- Depois das doações faça uma limpeza minuciosa, do teto ao chão, e passe um pano na casa com vinagre de maçã branco que ajuda a equilibrar as energias. Enquanto faz isso, deixe janelas e portas bem abertas para circular o ar.

- Organize seus papéis, como comprovantes, documentos e agenda. Pegue um caderno e anote tudo o que precisa lembrar, tarefas, contas a pagar e coisas que quer fazer daqui para frente. E procure seguir o que está anotado. Não demore muito nesse processo, mas tente não acumular mais ainda no dia-a-dia.

- Mude algo de lugar, mude o estilo das roupas, nem que seja somente uma vez por semana, mude o trajeto que faz do trabalho para casa e vice-versa. Escolha um novo corte de cabelo, a mudança faz parte dessa faxina que vai mudara sua forma de ver a vida.


Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: bem estar mente faxina