Natal: dicas de etiqueta para a ceia

Natal

Foto: I Love Images/Corbis

Para quem vai passar o Natal e o Ano Novo em uma celebração com muitos convidados, precisa conhecer algumas regrinhas básicas de etiqueta para não fazer feio na hora da ceia, principalmente se você for a anfitriã da festa e receber os amigos e parentes em casa!

Na hora do convite, o ideal é convidá-los pessoalmente ou com um impresso especial. Caso não seja possível entregar, ligue para a pessoa. E-mails nessas horas, além de impessoal, são deselegantes, já que o convite é para aquele grupo mais íntimo de pessoas.

Capriche na decoração, mas sem exageros, para não correr o risco de ficar visualmente poluído. Outro ponto importante é afastar todos os móveis que interferem a passagem das pessoas e retire objetos que podem se quebrar facilmente, principalmente pelas crianças.

Verifique com cautela os horários da festa: início, ceia, troca de presentes do amigo secreto, faça um bom planejamento. E consulte os convidados também, porque nem todos ceiam à meia noite e é preciso respeitar isso. Isso vai evitar desconfortos familiares.

Para uma ceia mais prática o self-service (onde cada um se serve) é a melhor opção. E se você for fazer os pratos, comece a preparar logo pela manhã, para não atrasar a festa. Mas não deixe de oferecer alimentos fresquinhos e bebidas geladas! Tenha sempre gelo no estoque. Pedir para seu convidado trazer um prato ou uma bebida para complementar a ceia também é bastante aceitável.

Ao escolher o local, lembre-se de consultar a previsão do tempo antes para não preparar um espaço externo e ser surpreendida com chuva ou vento forte. Caso seja o lugar mais apropriado para a festa, pense em uma cobertura. Outro fator é a ventilação! São muitas pessoas juntas e estamos no verão!

Música é permitida e alegra o ambiente. Mas cuidados com os estilos escolhidos, pois nem sempre agrada a todos. O ideal é manter um som ambiente.

Não se esqueça das crianças: prepare um espaço especial para elas, com vídeo game, joguinhos, quebra-cabeças, bonecas ou carrinhos. Não abuse da bebida alcoólica, mesmo sendo uma comemoração em família. No dia seguinte é você que vai limpar a casa e evitar a ressaca é uma boa pedida.

Etiqueta para convidados

Não chegue de mãos vazias. Lembre-se de levar uma lembrança para os anfitriões, uma garrafa de vinho, uma caixa de bombons, uma lembrança. Se enviar flores, elas devem ser enviadas no dia pela manhã, para que a anfitriã tenha tempo de colocá-las em uma jarra.

Seja pontual. E ao chegar, caso os anfitriões não estejam na porta, procure-os para cumprimentá-los.


Durante a festa, mantenha porta-retratos e objetos em seus lugares, não mexa na decoração. Não coloque copos diretamente em cima de móveis de madeira. Use o guardanapo. Fique no lavabo apenas o tempo necessário e não se esqueça dos outros convidados.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: natal ano novo ceia natal