Mulheres totalizam 53% do voluntariado no Brasil

Mulheres totalizam 53 do voluntariado no Brasil

Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou em todo mundo a Década do Voluntariado. Uma pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e IBOPE Inteligência, analisou o perfil dos trabalhadores voluntários no Brasil e apontou que estão no topo do ranking do voluntariado as mulheres, pessoas com idade média de 39 anos, a maioria com filhos e de classe C.

Cerca de 35 milhões de pessoas faz ou já fez algum trabalho voluntário, uma média de um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, segundo pesquisa. Cerca de 15 milhões de pessoas ainda exercem alguma atividade voluntária neste momento e cerca de 20 milhões não. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou em todo mundo a Década do Voluntariado e a pesquisa foi solicitada para realizar um levantamento do perfil do voluntariado.

A presidente da organização Parceiros Voluntários (RS), Maria Elena Johannpeter afirmou que a pequisa mostra a evolução do movimento do voluntariado no país. "Há alguns anos, o voluntariado era visto como uma ação apenas de pessoas com boas condições financeiras. Atualmente, tanto no Brasil quanto no mundo, as ações voluntárias são entendidas como exercício da cidadania. São cidadãos preocupados com as necessidades de sua comunidade e que compreendem que é preciso haver a união entre governo, empresas e sociedade civil para a solução dos problemas sociais", completou.

O perfil do voluntariado brasileiro

Realizam alguma ação de voluntariado, 53% mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dividem-se entre casados (47%) e solteiros (42%). A maioria tem filhos (62%), em média 2,5. A maioria é da classe C (43%), seguida pela classe A (40%) e pelas classes D, E (17%). Entre os voluntários 38% têm Ensino Médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm Ensino Superior completo.

A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio período. O serviço voluntário é exercido, em média, há 5 anos. Os mais jovens, de 16 a 29 anos, exercem o voluntariado há menos tempo, 3,2 anos, e os de 30 a 49 anos há mais tempo, 5,4 anos.


A maioria dos voluntários (77%) declarou estar totalmente satisfeita com o serviço voluntário que faz. Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para "ser solidário e ajudar os outros", 32% para "fazer a diferença e melhorar o mundo" e 32% por motivações religiosas.Dos voluntários entrevistados, 87% declararam que estão totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho voluntário. Você realiza algum trabalho voluntário?

Por Catharina Apolinário

Comente