Mulheres na tecnologia: eventos promovem participação feminina

Em são Paulo, de 10 à 14 de março, eventos vão mostrar que lugar de mulher é na tecnologia
Mulheres na tecnologia

Foto - Shutterstock

Quem disse que mulher não combina com tecnologia? As áreas que englobam o universo digital e tecnológico, vem há muito tempo sendo dominadas pela mão de obra masculina. Lutando contra esta maré, algumas - ainda poucas - mulheres vem mostrando o seu valor e exercendo com excelência papéis que costumavam ser somente deles.


O avanço é lento e ainda temos muito a mostrar. Prova disso é a pesquisa sobre mulheres na área da tecnologia, da socióloga Bárbara Castro. O estudo apontou que somente 19% dos funcionários do setor no Brasil são do público feminino. 

Já dados recentes da Google, apontaram que as mulheres representam apenas 30% de sua equipe. Na Amazon, dos 120 gerentes, apenas 18 são mulheres. 

Para inserir, empoderar e capacitar mais mulheres com tecnologia, a programação "Semana da Mulher na Tecnologia" surgiu.

A ação é resultado da articulação do grupo Mulheres na Computação com o Technovation Challenge Brasil, braço nacional da competição internacional de programadoras, em parceria com gigantes da área como Microsoft e Twitter.

O primeiro evento aconteceu nesta segunda-feira, mas ainda dá tempo de se inscrever nos outros eventos de semana pela página da Semana da Mulher na Tecnologia. Confira a programação:

  • Terça-feira, 10 de março
  • Hackday Mulheres e Meninas, às 19h00, na FIAP

  • Quarta-feira, 11 de março
  • Workshop: “Como a tecnologia pode ajudar as empreendedoras?”, às 08h30 na Microsoft

  • Quinta-feira, 12 de março
  • Hackday Technovation: Paraisópolis no Twitter, às 14h00, na sede do Twitter

  • Sexta-feira, 13 de março
  • Encontro de Gerações de Mulheres em TI, às 09h30, na UolDiveo

  • Sábado, 14 de março
  • O Google oferece um encontro para mulheres da tecnologia com o tema “conectar, criar, celebrar”. O evento faz parte do programa global Women Techmakers, com o objetivo de aumentar os debates sobre mulheres líderes e inovadoras em tecnologia e inspirar outras a entrarem nesse campo. 

    Haverá um laboratório de programação e palestrar sobre as iniciativas da empresa para incentivar uma participação maior das mulheres no setor. O evento acontece na sede do Google em São Paulo (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477).

    Não vai perder viu?

    Por Thamirys Teixeira

    Comente

    Assuntos relacionados: mulheres bem sucedidas tecnologia carreira