Mulheres estão ficando mais inteligentes do que os homens

mulheresinteligentes

Foto - Shutterstock

A gente até já desconfiava, mas agora algumas pesquisas comprovam; mulheres estão ficando mais inteligentes do que os homens. Nós somos melhores na chamada memória episódica, que envolve lembrar e descrever experiências e fatos, enquanto os homens saem na frente nas habilidades numéricas. As conclusões foram tiradas a partir de um amplo estudo feito com idosos de 13 países europeus diferentes.

No geral, os seres humanos ficaram mais espertos com o tempo. Esse salto cognitivo se dá graças às condições de saúde, educação e de estilo de vida. Mas essa questão de qual sexo é mais inteligente é bastante antiga.

E um estudo de 2013, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, descobriu que os cérebros dos homens e das mulheres tendem a se conectar de forma muito diferente. O cérebro de uma mulher tem mais conexões entre os hemisférios, enquanto o de um homem tem mais conexões dentro dos hemisférios. Os pesquisadores do estudo especulam que isso pode tornar o cérebro masculino melhor em habilidades motoras e do cérebro feminino melhor na combinação de pensamento analítico e intuitivo.

Mas a cultura desempenha claramente um papel importante na criação de diferenças de cognição. As mulheres têm historicamente menos oportunidades educacionais. E mesmo quando os níveis de educação são iguais, as mulheres enfrentam os estereótipos negativos. Por exemplo, os professores tendem a subestimar as habilidades matemáticas das mulheres, mesmo quando eles executam essas habilidades tão bem como os homens. Foi isso que apontou um estudo publicado na revista Gender & Society, em 2012.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: pesquisa inteligência mulheres homens estudo