Movimento da rede melhora a qualidade do sono

Uso da rede pode melhorar a qualidade do sono

Uma equipe de cientistas publicou um estudo que sugere que o movimento de vai e vem de uma rede melhora a qualidade do sono e ajuda as pessoas a dormir mais rapidamente.

O estudo incluiu 10 voluntários do sexo masculino que aceitaram tentar tirar uma soneca tanto em uma cama fixa quanto em uma rede, enquanto seus movimentos cerebrais, oculares e musculares eram monitorados por aparelhos.

As mulheres foram excluídas do estudo, uma vez que o ciclo menstrual pode afetar a monitoração do eletroencefalograma (EEG), informaram os cientistas.

Os 10 indivíduos dormiram mais rapidamente em uma rede do que na cama fixa e sua soneca de 45 minutos foi mais profunda, de acordo com o estudo publicado na revista Current Biology.

"Observamos uma transição ao sono mais rápida em cada um dos indivíduos que estavam no modo rede, um resultado que sustenta a noção intuitiva de que o sono é facilitando quando associado a este procedimento de vai e vem", afirmou Michel Muhlethaler, da Universidade de Genebra, na Suíça.

"Surpreendentemente, também observamos um espetacular impulso de certos tipos de oscilações (das ondas cerebrais) relacionadas com o sono", acrescentou.

A etapa de sono intermediária, conhecida como N2, que não inclui rápidos movimentos oculares e geralmente ocorre na transição para um período de sono profundo, foi mais longa no uso da rede.

A rede também teve um efeito prolongado na atividade cerebral, aumentando as oscilações mentais e a irrupção da atividade conhecida como eixos de sono.

Estes efeitos são consistentes com uma atividade neuronal mais sincronizada, característica do sono mais profundo, destacou o estudo.


Os pesquisadores esperam examinar se o efeito de balançar é similar em períodos mais prolongados de sono, e averiguar se pode ser utilizado para ajudar pessoas que sofrem de insônia.

Por Jessica Moraes

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