Motivos pelos quais escrever pode mudar sua vida

Hábito pode ajudar a processar emoções e melhorar a produtividade
escrever

Foto - Shutterstock

A maioria das pessoas escrevem não porque querem, mas porque precisam. É aquele e-mail para enviar ao colega no trabalho, ao recadinho no Facebook, a lista de afazeres para não se perder no meio do dia, a lista de compras para não trazer itens a mais do mercado e por aí vai.

Mas escrever mesmo, como em um diário, é para poucos. Se você se encaixa no primeiro caso, que só escreve por necessidade, talvez você deva repensar - afinal escrever pode trazer inúmeros benefícios.

Conhece-te a ti mesmo

Começando com o fato de que escrever faz com que você passe a entender melhor como funcionam as suas emoções. Dessa forma você pode lidar melhor com conflitos - o que é especialmente útil quando você está passando por uma situação que não se sente confortável para falar com alguém.

Esvazia a mente

Sabe aquele dia que você sente que nada flui por estar preocupada com uma porção de coisas na cabeça? Escrever os afazeres, começando com as prioridades, pode esvaziar a mente e clarear as ideias. Isso porque você não ficará mais preocupada em esquecer de algo, o que te dá mais espaço na cabeça. Se você fizer isso antes de sair da cama é ainda melhor, porque dessa forma dá para organizar (e visualizar) melhor como será o seu dia.

Melhorar a produtividade

Fora que escrever sobre afazeres e riscá-los da lista porque conseguiu terminá-los, mesmo que seja algo cotidiano como ir à feira, dá a sensação de “dever cumprido” e de mais autoconfiança, o que te faz perseguir outras conquistas - inclusive grandes sonhos. O escritor e life coach Steve Maraboli disse que “se você tem um objetivo, escreva-o. Se você não escrevê-lo, você não tem um objetivo - você tem um desejo”. Ou seja, escrever seus objetivos os torna uma coisa mais concreta e que você pode correr atrás.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: aprender a escrever produtividade