Morando sozinha em 4 passos

Veja o que você precisa antes de sair da casa dos seus pais
morar sozinha

foto reprodução: We Heart

Quem vai passar por uma dos maiores desafios que é morar sozinha, muitas vezes não sabe por onde começar. Sair da casa dos pais é um grande passo e esse momento de transição merece muita reflexão e ações ponderadas. Principalmente quando se é muito jovem e o orçamento é curto.

Mas é nessa etapa de novas vivências que vem o amadurecimento. Veja o que levar em conta antes de arruma a mala!


Economize

Independente de quando e onde for, economize desde já! Disponha de uma quantia prévia com antecedência, mesmo que você venha a se muda só daqui a alguns meses. É sempre bom manter uma poupancinha para gastos eventuais e emergenciais. Além disso, faça uma lista do que já possui e pode levar pra casa nova, sem precisar comprando tudo novo.

Planeje-se

Para não descobrir gastos que você nem sabia que existia, é preciso se planejar direitinho. Tenha uma planilha em mãos com todas as despesas previstas no início, e vá alimentando conforme outros gastos forem aparecendo. Na hora de pesquisar todos os custos, aí você analisa as possibilidades de acordo com os seus objetivos, por exemplo, sair de casa para alugar um apartamento sozinha, dividir com amigos, etc.

Busque referências

Procure um amigo ou conhecido que já viveu essa experiência e pode compartilhar algumas dicas. Isso também serve para quem vai morar sozinha em outra cidade. Procure um amigo ou parente que viva na mesma cidade e já passou pelo que você está prestes a vivenciar. Marque um encontro e procure saber como foi a transição, a adaptação no novo ambiente, enfim, com novos relatos que possam ajudar você a ter uma visão maior daquilo que você irá enfrentar em breve.

Adapte-se

Vá se adaptando com a ideia de morar sozinha, antes mesmo de concluir a meta. Depois de ter uma noção sobre o novo custo de vida, analise o novo lugar, a nova morada, a vizinhança e todos os recursos que você terá disponível ao seu redor. Supermercado, farmácia, pronto-socorro, academia, salão de beleza, etc. Programe uma nova rotina, quais serão suas atividades dentro e fora de casa, incluindo as atividades de faxina e organização do ambiente, das roupas, compras, alimentação, transporte, estudos, trabalho, enfim, tudo o que você terá de lidar em breve.  Assim, quando chegar a hora de realmente se mudar, você estará muito mais preparada e sua adaptação a essa nova fase da vida se dará de forma muito mais tranquila.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: morar sozinha