Mitos e verdades sobre o ioga

Mitos e verdades sobre o yoga

Muita gente pensa que ioga é um simples momento de meditação. Mas ioga é muito mais que isso, é uma prática que traz inúmeros benefícios: reabilitação respiratória, redução de casos de asma, de gastrite e de prisão de ventre, além de melhora da ansiedade e até da insônia!

Mesmo sendo praticada por milhares de pessoas há anos, ainda existem muitas dúvidas sobre quais as recomendações necessárias para se tornar um adepto da modalidade. O professor Sânio Gomes, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas, revela quais são os principais mitos e verdades sobre o Yoga, então aproveite para tirar suas dúvidas antes de começar suas aulas, confira!

Ioga não pode ser praticada por qualquer pessoa - Mito. Levando em consideração que o Ioga é um estado de consciência, não uma postura física, qualquer pessoa pode praticar a atividade - desde crianças e jovens até adultos e idosos. Nem sempre precisamos fazer asanas (posturas físicas) para estar de fato praticando Ioga.

Ioga pode ajudar bastante na qualidade de vida, inclusive melhorar o ânimo - Verdade. Além de melhorar o ânimo, o Yoga diminui a ansiedade e promove benefícios físicos como diminuição das dores no corpo, aumento da força, da flexibilidade, do alongamento e da mobilidade.

Sentir dores durante a prática do Ioga não pode ser considerado normal - Verdade. Temos que tomar muito cuidado com as dores que sentimos quando praticamos exercícios. Se a dor surge no momento em que o exercício está sendo realizado, o professor deve auxiliar o aluno e indicar a diminuição da intensidade, pois pode causar lesões mais sérias futuramente. Se a dor surgir após a prática e persistir por 24 horas após o exercício, neste caso pode estar relacionado ao esforço físico. Trata-se do processo de gasto de energia e eliminação de resíduos.

Ioga é um bom aliado para emagrecimento - Verdade. Principalmente se a prática for intensa e o aluno mantiver a alteração na frequência cardíaca.

Homens não praticam Ioga - Mito. O Ioga pode ser praticado por todos, sem exclusão de sexo, idade ou condicionamento físico, mesmo os homens acreditando que a prática só traz benefícios para as mulheres.

É indicado praticar ao mesmo tempo os vários estilos do Ioga - Mito. Quando o aluno define um método deve permanecer. Só mude se você não se identificar com ele. Trocar de estilo constantemente compromete a evolução do praticante e deve ser evitado.

Estou acima do peso, mas mesmo assim posso praticar Ioga - Verdade. É possível praticar Yoga mesmo estando acima do peso e os exercícios devem ser adaptados de acordo com as limitações físicas do praticante. É importante visitar um médico, fazer o exame ergométrico e receber a permissão para fazer a atividade física. Uma dica para quem quer perder peso é aliar o Yoga a exercícios aeróbios como caminhada e bike.

Ioga ajuda a combater a insônia - Verdade. Existem os asanas (posição corporal típica do Ioga) do Hatha Yoga que são considerados terapêuticos e minimizam o problema.

Como eu tenho problemas respiratórios, não devo praticar Ioga - Mito. As técnicas respiratórias do Ioga são muito utilizadas na reabilitação respiratória, ajudam na melhora da troca gasosa, eliminam o gás carbônico do sangue, promovem o equilíbrio do ácido básico do corpo, além de proporcionar um bom relaxamento, fortalecimento dos músculos expiratórios e aumento do aporte de oxigênio.

Ioga também previne doenças cardiovasculares - Verdade. Mas não descarte em hipótese alguma fazer uma atividade aeróbia complementar, principalmente as que aumentam a frequência cardíaca.


Não tenho tempo de ir às aulas de Ioga mais de duas vezes por semana e não vou obter os resultados esperados - Mito. Para manter uma vida saudável e com qualidade de vida, recomenda-se ao praticante frequentar as aulas de duas a três vezes por semana, mas outras práticas como concentração e meditação, podem ser realizadas a qualquer momento do dia.

Por Jessica Moraes

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