Mitos e verdades sobre limpeza doméstica

limpeza doméstica

foto: Shutterstock

A limpeza residencial está passando por uma transformação, na qual limpadores de vidros, panos especiais e produtos com Peróxido (alvejante sem cloro) estão sendo adaptados para o uso doméstico.

Mas esse processo ainda esbarra na falta de treinamento quanto à correta utilização desses recursos. Por esse motivo, a rede de limpeza House Shine separou algumas dicas com mitos e verdades da limpeza.                       

Em algumas situações, os produtos caseiros ajudam, porém, na maior parte das vezes acabam danificando os tecidos e trazendo prejuízos financeiros. Por exemplo, o uso de Bicarbonato de Sódio para clarear tecidos pode causar problemas à peça, já que ele é um sal abrasivo, que desgasta o tecido ou qualquer superfície onde for aplicado.

O álcool, além de ser inflamável, é o maior causador acidentes com queimaduras. Também é um solvente que tira a tinta de eletrodomésticos. Em superfícies com verniz dissolvem os revestimentos, o mesmo acontece com a água sanitária que, além do cheiro forte, mancha tudo que possui pigmentação (madeiras, pinturas, têxteis etc.).

Por maior cuidado que as donas de casa tenham com a água sanitária, ainda é o maior causador de manchas nos tecidos.

Outro problema é o uso de produtos químicos inadequados (Cloro, Sapólio, Multiuso etc.). O cloro apresenta forte odor, danifica metais, revestimentos, tecidos e tem efeito bactericida momentâneo, ação somente no meio aquoso.

Produtos químicos inadequados danificam os revestimentos (pisos, azulejos, papel de parede e pinturas ou texturas de paredes) peças sanitárias, peças metálicas além de eletro eletrônicos, além de danificar eletrodomésticos que podem ser arranhados ou amarelados com uso frequente de produtos inadequados alguns oxidam (enferrujam).

E quanto a varrer a casa? O pó dos ambientes é ampliado com a varrição, que somente muda de local, pouca parte do pó é recolhida. A maior parte que está no piso volta para locais altos como sofás, camas, mesas e etc. Os microrganismos como ácaros são multiplicados nesta ação.

O uso de diferentes panos para limpeza de cada ambiente evita a contaminação dos demais ambientes com as bactérias do banheiro, por exemplo e evita também levar sujidades diferentes de um local para outro (exemplo: gordura da cozinha para o quarto).

Por isso, procure não usar panos inadequados, que soltam resíduos de sujeira e fiapos.


Comente

Assuntos relacionados: limpeza mitos e verdades