Mito ou Verdade?

mito verdade bebendo agua

Ficar sem comer emagrece? Comer banana reduz cãibra? Tomate previne câncer? Sabe todas essas perguntinhas que escutamos há tempos por aí, das amigas, na internet, rádio ou televisão? Não sabemos como elas foram incorporadas ao nosso dia-a-dia, mas elas estão por toda a parte. Baseando-se nas dúvidas mais freqüentes, pesquisamos dados que irão ajudar você a descobrir agora quais deles são mito e quais são verdade.

Beber água em jejum emagrece?

Não, é mito. A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter a certeza de que você come menos calorias do que gasta.

Comer banana reduz cãibra?

Sim, é verdade. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras. Porém, existem vários motivos que podem levar as pessoas a ter cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio.

Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?

Não, é mito. Comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições é fundamental. Mas para se ter uma alimentação correta, é preciso que no seu prato haja carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro, sem exageros.

Ficar sem comer emagrece?

Não, é mito. E é totalmente errado. Deixando de comer você torna o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Para emagrecer, é fundamental comer de forma fracionada e na quantidade certa. Além disso, ficar sem comer por um longo período, faz com que ao se alimentar você consuma uma maior quantidade de alimento.

[quebrapagina]

Abacate engorda?

Não, é mito. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não engorda. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é saturada e sim, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?

Não, é mito. Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, seu consumo deve ser pequeno, e o indicado é somente um copo de água ou de qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso. Porém, o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.

Margarina é mais saudável do que manteiga?

Sim, é verdade. A margarina é mais saudável do que a manteiga, por sua gordura ser de origem vegetal. Porém, se a margarina possuir gordura do tipo trans, ela se torna menos saudável do que a manteiga, já que esse tipo de gordura aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom). Mas, o ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.

Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?

Sim, é verdade. Estudos comprovam que o consumo do licopeno encontrado no tomate ou no molho de tomate diminui as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, o ideal para combater essa doença é a prevenção, já que existe uma série de outros fatores que podem influenciar no surgimento da doença.

Por Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14.113

Comente