Miss Brasil 2016 é um exemplo do poder da beleza negra

Veja o recado deixado pela segunda Miss Brasil negra da história do concurso, Raissa Santana
Raissa Santana miss brasil 2016

Raissa Santana é a segunda Miss Brasil negra da história do concurso. Foto: Reprodução

Depois de 30 anos sem uma Miss negra, a bela Raissa Santana foi coroada em 1º de outubro a Miss Brasil 2016. A bela do Paraná mostrou que apesar do preconceito presente na sociedade, as mulheres negras estão sim sendo reconhecidas no nosso país - mesmo que a lentos passos. 


A vitória de Raissa serve como exemplo para milhares de garotas e mulheres que já acreditaram que seus cabelos eram "ruins", suas peles "feias", e que sua beleza não era genuína. Depois da vitória, a Miss Brasil deixou um recado para essas mulheres:

    “Eu estou muito emocionada. Isso aqui é uma mistura de emoções muito grande. Eu não esperava ganhar esse título, mas estou muito feliz por ter conquistado esse título e por poder representar a beleza negra e incentivar meninas que têm o sonho de ter alguma coisa, de conquistar, de ser uma modelo, de ser uma miss… Agora, quero incentivar essas meninas e mostrar para elas que elas podem”, disse a Miss Brasil 2016 em entrevista ao EGO.
Raissa Santana miss brasil 2016

Raissa Santana miss brasil 2016

segundo e terceiro lugar miss brasil 2016

Danielle Marion, do Rio Grande do Norte, e Deise D'anne, do Maranhão, ficaram, respectivamente, com o segundo e com o terceiro lugar.

O que gostamos de ver foi que este concurso já começou com muito mais diversidade do que o comum. Pela primeira vez em sua história, o Miss Brasil teve seis candidatas negras, o que correspondeu a 25% das participantes. Mas como dissemos nas matérias anteriores, a luta só está começando.

miss maranhão 2016

O terceiro lugar ficou com Deise D’anne, a Miss Maranhão.

O empoderamento da mulher negra é algo que deve ser exercido todos os dias. Algumas negras PODEROSAS já estão fazendo o mesmo que a Miss Brasil, Raissa Santana e dando o que falar por aí. Além de esbanjarem beleza, elas se orgulham de suas características e não se deixam ser limitadas. Viola Davis, Cris Vianna e Lupita Nyong'o são apenas três dos vários exemplos de negras empoderadas na mídia.

negras empoderadas

Mulheres negras empoderadas para se inspirar!

Queremos mais beleza afro por aí!

Por Thamirys Teixeira

Comente