Mindfulness: aprenda a focar (e aproveitar) o presente!

Mindfulness aprenda a focar o presente

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Pessoas ansiosas sabem bem como funciona: é difícil viver o agora porque está preocupada demais com o que acontecerá (ou não) daqui a algumas horas, semanas ou até mesmo meses. Você está sempre focando no futuro ou em como poderia ter sido maravilhoso o seu momento atual se no passado você tivesse feito tal coisa? Pois está na hora de mudar essa atitude!

Essa prática de focar as suas energias no presente vem do budismo e recebeu o nome de Mindfulness. Os benefícios são muitos: além de diminuir essa ansiedade constante, também te deixa livre de estresse, te ajuda a dormir melhor e a manter o corpo mais equibilibrado. A ideia é que você aprenda a controlar as reações do seu corpo para o seu benefício, passando a lidar melhor com as suas emoções.

Pode até parecer difícil no começo, mas com a prática (e a persistência) ela se tornará um hábito aos poucos.

Para começar, separe de 10 a 20 minutos diários para você.

Aprenda a focar

1. Vá para um local reservado e, de pé ou sentada, relaxe. Fique o mais confortável possível.

2. Respire calmamente e concentre-se na sua respiração. Caso se distraia, force seu mente a focar de novo na respiração.

3. A ideia do Mindfulness é você prestar atenção nas suas emoções, pensamentos e sensações que ocorrem durante o dia. Por isso, o próximo passo é se concentrar nas atividades diárias, nas sensações que você tem ao praticá-las e em como o seu organismo reage a elas. Isso serve para que você controle o agora e consiga, por exemplo, se acalmar durante uma discussão em que você entraria facilmente.

A prática serve como autoconhecimento, autocontrole e também para viver uma vida mais tranquila, mesmo com os conflitos diários.


Por Tissiane Vicentin

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