#MeuAmigoSecreto: campanha denuncia machismo

A internet está soltando o verbo nos machistas com a hashtag
#meuamigosecreto tweets

Foto: Istock/LuckyNastia | VilaMulher

O fim de ano está aí, época de amigo secreto. A brincadeira amada por uns e odiada por outros foi a deixa para mais um movimento contra o machismo ganhar a internet: a hastag #meuamigosecreto.


As pessoas estão aproveitando a referência da brincadeira - de falar características das pessoas que devem presentear - para falar boas verdades e indiretas para quem merece. O movimento conquistou o Facebook e Twitter com indiretas de todos os tipos. A maioria eram postagens feministas, que satirizam e ironizam as atitudes hipócritas de alguns homens em relação às mulheres, assim como atitudes da sociedade em geral em relação às minorias. O mais interessante é que muitas postagens falam de amigos do trabalho, escola, faculdade ou redes sociais, ou seja: todo mundo tem um amigo sem noção!

Veja abaixo alguns dos posts do Twitter:

O site da revista Galileu separou vinte relatos sobre machismo que foram feitos com a hashtag. Veja abaixo três deles e se surpreenda:

#?meuamigosecreto? diz que "não tem preconceito e cada um faz o que quer". Mas acha errado mulher casada sair a noite sozinha com os amigos, e egoismo a prioridade da mulher (neste momento) ser a vida profissional. Acha um absurdo o homem limpar a casa e cozinhar. Defende que tem atividades domésticas que só a mulher pode fazer, pois é ela quem "da o toque especial". Fica me perguntando o tempo todo quando vou ter filhos, " pq já ta passando da hora", e se meu marido não se incomoda de eu trabalhar tanto, estudar todo o final de semana, ter amigos homens e quase não ter tempo. Meu amigo secreto não tem preconceito, nem é machista só me acha muito moderninha!

#?meuamigosecreto? me fez acreditar que, por ser meu melhor amigo, poderia fazer o que quisesse comigo. Esse mesmo amigo me fez acreditar que, quando eu bebi demais, dei a ele o direito de violar o meu corpo. Ele tentou me convencer que eu quis algo que eu nem ao menos tinha consciência para decidir e se dizia um ótimo amigo, porque "cuidava" de mim bêbada. E ainda me fez acreditar que "ajoelhou, tem que rezar". Ele destruiu a minha auto estima, fazendo sempre questão de lembrar o quanto as minhas amigas eram mais bonitas que eu e apontando os meus mais sutis "defeitos". Meu amigo secreto me fez sentir culpa e nojo de mim mesma, deixando marcas que eu ainda não superei, mas eu sigo sobrevivendo e lutando até que todas sejamos livres.

#meuamigosecreto? morou comigo por 2 anos...

Ele falou que eu não era capaz de nada, muito menos de ter uma filha, por isso ela morreu. Meu amigo secreto mandou eu me matar, pois eu não servia para nada, me empurrou contra a parede, levou todas as coisas embora de casa! Meu amigo secreto me proibia se usar algumas roupas e me agredia verbalmente. Meu amigo secreto me chamou de lixo várias vezes e me ignorou por não querer manter relações com ele. Meu amigo secreto por muitas vezes me fez querer morrer, me chamando de criança imatura, me tratou tão mal frown emoticon. E hoje meu amigo secreto fala para todo mundo o quão ruim eu era por não limpar a casa, não lavar a louça e por não passar a roupa! Meu amigo secreto acabou com minha auto estima, me tornou uma pessoa revoltada e medrosa, me deixou traumatizada! Meu amigo secreto trabalha perto de mim e tem os mesmos amigos, mas me bloqueou no facebook! Meu amigo secreto me chama de vadia, pelo simples fato de ser feminista! E eu sei que esse amigo secreto vai saber disso e vai falar mais mal ainda e inventar mentiras! Amigo secreto, você me deixou dentro de uma casa sozinha só com uma cama! Até a lâmpada da sala você levou!

E você, também vai aderir ao #meuamigosecreto?

Por Thamirys Teixeira

Comente