Meta para 2011: emagrecer

Meta para 2011 emagrecer

Emagrecer é a promessa mais repetida entre as mulheres quando o Ano Novo se aproxima. E agora, que 2011 está no comecinho, é a hora de colocar em prática e batalhar pelos quilinhos a menos. Como ninguém se engana dizendo que é fácil, o Vila Equilíbrio pegou dicas com profissionais para que você alcance sua meta!

A primeira coisa é não se iludir com regimes malucos ou dietas da moda. A nutricionista Beatriz Botéquio de Moraes, da Consultoria Equilibrium, explica que a forma mais correta é seguir um plano alimentar elaborado por um nutricionista especificamente para você, já que nem todas as pessoas respondem a mesma forma aos alimentos consumidos.

Mas se isso não for possível não quer dizer que você não vá emagrecer. Beatriz dá a receita para fazer regime de forma correta: para começar, nunca pule o café da manhã. "Essa refeição deve conter frutas, leite ou derivados desnatados e uma porção de carboidrato integral como, por exemplo, pão integral, bolacha integral, torrada integral, aveia ou granola". Frutas, vegetais, carnes magras e cereais não podem faltar não podem faltar na alimentação diária. Além disso, não fique muito tempo sem comer, é fundamental fazer lanches leves no meio da manhã e no meio da tarde. "Nesses intervalos coma uma fruta, uma barra de cereal ou um iogurte desnatado. Assim, você estará contribuindo para o aumento do gasto de energia do seu corpo".

Quem faz regime sabe, não tem nada que atrapalhe mais do que o momento em que bate o desanimo. Para isso não acontecer, a nutricionista explica que o segredo é não fazer grandes restrições alimentares e não seguir as tais dietas super rigorosas. "Comendo de tudo um pouco, e com equilíbrio, você conseguirá emagrecer de uma forma gradativa, saudável, e será muito mais fácil se reeducar e manter o peso desejado".

Tem que malhar!

Além de uma boa dieta, há outro fator muito importante para quem quer emagrecer: a atividade física. O professor de educação física Diego Velasco explica que para o emagrecimento o mais indicado é o treinamento aeróbico porque os batimentos cardíacos ficam mais elevados o que gera maior queima de gordura. "O exercício aeróbico é o maior aliado do emagrecimento, mas a musculação também é eficaz quando combinada e em um treinamento em circuito. Além disso, a prática da musculação enrijece a musculatura evitando a flacidez".

Assim como no caso da dieta, é muito importante ter o auxilio de um profissional na hora de se exercitar, mas quem não tem essa possibilidade não precisa usar isso como desculpa para não se mexer. Diego lembra que atividades como caminhada, corrida e alongamento podem ser realizados em diversos lugares como praças, parques, praias ou até mesmo dentro de casa.


Vale ficar atenta para evitar lesões. "Roupa confortável, tênis adequado (de acordo com a pisada) e hidratação constante são os pontos de partida. O alongamento antes e depois, um breve aquecimento e limites respeitados são ótimos e garantem qualidade em resultado e do exercício".

Por Larissa Alvarez

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