Mantras

Mantras

Encontro do grupo Matrika - Mantras e Poesias. Foto: divulgação.

A palavra Mantra significa "som que liberta a mente". Quem tem o costume de cantar mantras sabe que essa é sua importância: libertar a mente e permitir que as pessoas acessem dimensões sutis e profundas da consciência.

A cantora e educadora vocal Cecília Valentim, conta que essa é uma prática tão antiga quando a humanidade. "Encontramos referências a este tema em textos sagrados de antigas tradições como o Tantra, o Budismo Tibetano, entre os Hebreus, os Bizantinos e os Persas. No Brasil, na tradição Guarani, o humano é considerado Tu-py, ou seja, flauta em pé, afinada a partir dos tons essenciais do ser, tons que participam de todos os seres."

Segundo as antigas escrituras da Índia e de outras tradições, ao longo da coluna vertebral e no cérebro, existem sete centros de energia ou "chakras". "A ideação e a vibração acústica sutil do mantra ressoa nos centros energéticos dos chakras e nas glândulas endócrinas a elas associadas, equilibrando o fluxo de energia do corpo, refletindo diretamente na saúde do praticante.", explica Cecília.

Mantras

Círculo de Consciência Vocal com Prática de Mantras. Foto: divulgação.

A prática dos mantras pode ser tanto individual como coletiva. O poder do mantra depende intimamente do estado de consciência, foco e intenção do praticante. A cantora explica que existem muitos mantras, de diversas tradições, e todos eles fazem referência ao sagrado, a evocação da qualidade de energia que trazemos para nossa totalidade.

"Por exemplo, Bábá Nam Kevalam, mantra da índia que significa Tudo é Expressão do Amor Divino ou tudo é amor, pode ser cantado em qualquer momento, em casa, no trabalho, no carro, em situações de estresse, mentalmente ou expressivamente."

Confira algumas recomendações para uma prática mais profunda:

- Sente confortavelmente, mantendo a coluna ereta, em um local silencioso e sem interrupções.

- Ao cantar o mantra, é importante sintonizar-se com sua respiração, com seu corpo e com a qualidade do seu canto, em um fluxo continuo de foco e intenção .

- A cada mantra, deve-se parar e observar o estado do corpo e o sentimento presente. Ao final, o praticante estará pronto para uma meditação profunda . Procure meditar por pelo menos quinze minutos.

leia também


Por Larissa Alvarez

Comente