Maneiras de aquecer o lar no inverno

Maneiras de aquecer o lar no inverno

O inverno acaba de chegar e já falamos sobre como "tapear" o frio na hora de praticar exercícios, como se prevenir das doenças nessa estação e se aquecer com pratos quentes.

Mas se você ainda não saiu debaixo do cobertor é porque sua casa pode estar mais fria do que lá fora. Veja alguns truques para aquecer o seu lar.

Tapetes - Os tapetes aquecem ambientes e dão aquela sensação de aconchego. Assim como cortinas e almofadas, os tapetes de tecidos mais grossos esquentam mais o ambiente. Tapetes de pêlo, mais felpudos, são desenvolvidos com material que transmitem calor.

Aquecedores - Alternativa mais comum para esquentar a casa. Os principais modelos de aquecedores são o a óleo, o cerâmico, o a gás, os termoventiladores e os de resistência (elétrico). A diferença entre os modelos está na distância a que espalham o calor, no consumo de energia e na velocidade com que conseguem espantar o frio, principalmente. Vale a pena dar uma pesquisada.

Piso aquecido - Para aquecer um ambiente inteiro sem ocupar muito espaço uma opçãoé instalar o piso aquecido. A tecnologia garante o aquecimento não apenas do chão, mas de todo o ambiente, pois o calor vai se dispersando.

Lareiras - Além de deixar os espaços da casa quentinhos, as lareiras funcionam como elementos decorativos. Para quem tem pouco espaço ou está preocupado em como fazer um duto de escoamento de fumaça, vale conferir opções ecológicas movidas a biofluido além das tradicionais versões a lenha, elétricas e a gás.

Ar-condicionado quente/frio - Geralmente lembrado apenas no verão, o ar condicionado pode ser a saída para dias frios - desde que essa opção do "ar quente"seja lembrado na hora da compra. O ar-condicionado que funciona para as duas estações mais extremas do ano tem, é claro, um custo um pouco mais elevado se comparado àquele destinado ao resfriamento do ambiente, mas de acordo com os especialistas, esse investimento inicial é compensado a médio prazo, por causa do consumo de energia ser menor do que o de algumas opções de aquecedor.

Cobertores - Na hora de escolher cobertores ou edredons, é preciso checar a quantidade de fios, a qualidade do revestimento e do enchimento, além de verificar se os materiais são antialérgicos.


Alguns truques também podem ajudar: Ao abrir as janelas feche os vidros, para que o frio fique de fora e o sol entre, assim aquecendo o quarto durante o dia. Mantenha todas as portas de sua casa fechadas, para espantar correntes de ar.

Os vãozinhos da porta também devem ser tapados. Depois das 17 horas feche janelas e portas, pois é nesse horário que as temperaturas diminuem ainda mais.

Por Jessica Moraes

Comente