Manchas nos dentes?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Manchas nos dentes

O sorriso é o seu cartão de visita. Para manter um sorriso bonito é preciso cuidar dos dentes. Alguns alimentos e hábitos podem escurecer ou até manchar seus dentes e o Vila Equilíbrio traz para você dicas de como resolver o problema.

Quem orienta é o Dr. José Eduardo de Oliveira Lima, professor da USP e cirurgião-dentista especialista em odontopediatria da Top Dent. Segundo o professor, existem vários fatores que podem provocar as manchas.

Os fatores intrínsecos, por exemplo, ocorrem durante o desenvolvimento do indivíduo. Eles podem ter como causa traumatismos no dentes e maxilares, enfermidades agudas que debilitam o organismo, algumas doenças crônicas, síndromes e problemas hereditários.

Uma das principais causas dessas manchas é a ingestão de flúor que, dependendo da frequência e quantidade ingerida pode provocar a fluorose, manchas brancas no esmalte dos dentes em diferentes intensidades. "As manchas intrínsecas são permanentes, não desaparecem e é preciso realizar um tratamento restaurador estético. Elas são difíceis de evitar, pois são conseqüências de acidentes ou enfermidades. Entretanto a fluorose pode ser prevenida por meio do controle do uso indiscriminado do flúor na prevenção da cárie", afirmou o dentista.

Existem também os fatores extrínsecos, ou seja, manchas de origem extrínsecas que são provocadas por substâncias corantes que depositam na placa bacteriana ou impregnam a superfície do dente. "Entre essas substâncias estão a beterraba, bebidas como café, vinho, coca-cola, e em alguns casos as colônias de bactérias cromofilas e também hábitos como o tabagismo. Essas manchas são fáceis de serem evitadas por meio de uma boa escovação dentária ou profilaxia profissional, e podem ser prevenidas evitando essas e outras possíveis causas que podem ser o diagnosticadas por um dentista", afirmou.


O especialista lembra que as manchas nos dentes não causam problemas de saúde, mas podem trazer consequências no âmbito social no individuo pelo desconforto estético que provoca.

Por Catharina Apolinário

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente