Madeira de demolição - em quais ambientes utilizar?

Madeira de demolição

Foto: Divulgação

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum encontrar ambientes com madeira de demolição, e não é para menos. "Ela é muito usada hoje por ser uma peça única, sofisticando e personalisando ainda mais o espaço. Cada peça de demolição traz consigo suas marcas do tempo, suas histórias, fazendo-as únicas", afirma Tiago Nogueira, gerente de marketing da Lider Interiores. "Além disso, mais do que moda, usar madeira demolição é demonstrar comprometimento com a natureza."

Esse tipo de madeira é considerada ecológica, pois ela não é retirada diretamente da natureza, mas ela é a reutilização de madeiras que já fizeram parte de alguma construção, assim como Tiago nos explica melhor: "Madeira de demolição é todo tipo de madeira extraída de construções, geralmente antigas, que são demolidas. Geralmente são janelas, portas, caibros e assoalhos de casas antigas, mas também podem ser dormentes de estradas férreas, pontes, entre outros". Essa é a prova de que é possível sim deixar um ambiente muito bem decorado sem explorar o meio ambiente.

Esse material é indicado para todos os tipos de casa, desde um pequeno apartamento à uma grande fazenda. "A madeira de demolição transmite calor, personalidade ao ambiente. Por isso, é indicada para casas com moradores mais autênticos e geralmente é usado para fazer painéis de home, revestimento de lareiras, mesas de varanda ou áreas gourmets, portas e janelas e lavabos", diz Thiago. "Porém, nada impede a utilização em qualquer ambiente da casa. O importante é não abusar!", completa.


A madeira de demolição também pode ser usada como piso, mas alguns cuidados devem ser tomados: "Não use produtos químicos para limpar as réguas, pois pode danificar ou manchar a madeira. E instale as réguas com o contrapiso totalmente seco (cerca de 25 dias), pois a umidade pode manchar a madeira. Se as réguas forem grandes, fixe-as com parafusos", explica o gerente de marketing. "Procure também planejar bem a distribuição das peças no espaço, pois elas são de tons diferentes, evitando que haja uma área mais escura."

Além de todos esses cuidados e dicas, lembre-se de pesquisar antes o fornecedor do material para se certificar de que realmente se trata de madeira de demolição escolha bem as peças. Assim, o resultado não poderá ser outro a não ser bonito e ecologicamente correto!

Por Adriana Massini (MBPress)

Comente