Luva inteligente ensina a ler Braille em 45min

brailleluvas

Foto © Georgia Tech

Aprender uma segunda língua é uma tarefa complexa e com o braille não é diferente. Contudo, um experimento realizado no College of Computing, na Georgia Tech, nos EUA, promete tornar as coisas mais fáceis.

Com o auxílio da tecnologia háptica, pesquisadores afirmam ser possível aprender a escrever ou até mesmo a ler em braille em cerca de 45 minutos.

A luva criada por Thad Starner e Caitlyn Seim utiliza um pequeno motor vibrador no punho e é isso que torna o aprendizado do braille possível. Sem precisar prestar atenção de fato nas mãos, a vibração, junto a um áudio com as letras que são escritas, proporcionam um aprendizado praticamente inconsciente.

Explicamos: os motores vibram em uma sequência que corresponde ao padrão de uma frase em braille e, ao mesmo tempo, o áudio informa quais são as letras dessa sequência.

Diversos experimentos com a luva foram realizados e, em todos eles, os participantes conseguiram digitar a frase sem o auxílio dos vibradores após passarem pela fase de aprendizado.

O mais curioso é que, mesmo distraídos com um joguinho e sem prestar atenção nas vibrações da luva, foi possível aprender as frases e não só reproduzi-las, mas também lê-las.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: braille deficientes visuais