Livre-se da preguiça neste inverno

Livrese da preguiça neste inverno

Quem não sente preguiça no inverno? A estação mais fria do ano traz com ela aquela preguicinha boa, mas se você não pode deixar ela tomar conta de você, o Vila Equilíbrio traz algumas dicas para você se livrar da preguiça neste inverno.

Segundo o ortopedista Luciano Miller, da clínica COLUNAR, o clima tem relação direta com nossa disposição. "Para manter a temperatura corporal, gastamos energia. No frio, esse gasto aumenta, por isso tendemos a ficar mais devagar para poupar energia e com isso a preguiça se instala,"explicou.

Durante a época de baixas temperaturas o corpo controla a energia gasta. "Nas baixas temperaturas o corpo faz uma regulação da energia corporal para manter a nossa temperatura, com isso fica mais lento dando prioridade à manutenção da temperatura do nosso corpo, com isso a preguiça aparece,"disse o médico.

Para espantar a preguiça o ortopedista recomenda exercícios físicos adaptados ao clima. Se estiver muito frio pela manhã, procure fazer atividade a tarde ou a noite quando o corpo está mais aquecido. "Essa rotina de exercícios fará você se sentir mais disposto e com menos preguiça.

Mude um pouco as suas atividades físicas, tanto os tipos de exercícios ou até mesmo a modalidade esportiva. Por exemplo, no inverno é mais difícil nadar, então mude para uma caminhada ou corrida. Isso trará mais animo e não deixará a preguiça chegar. Cuide bem de sua alimentação, principalmente no café da manhã que te dará energia para enfrentar o dia,"informou.

Procure no inverno exercícios e atividades que te dão prazer. Chamar uma amiga para exercitar-se com você é uma opção para motivar-se. "Se tiver condições procure um treinador; isso te dá mais motivação para enfrentar esses dias de frio e manter a saúde em dia," completou Miller.

Alimentação pra dar energia

No inverno consumimos mais alimentos quentes, gordurosos e ricos em carboidratos. O gastroenterologista Laércio Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) explica a função destes alimentos em nosso organismo. "Os carboidratos são fonte de energia rápida, provendo as necessidades em curto espaço de tempo. Já as gorduras fornecem a maior quantidade de energia por grama. Os carboidratos fornecem 4kcal/g, enquanto que as gorduras contêm 9kcal/g. Isto explica a atração inconsciente do nosso organismo por este último tipo de alimento nos períodos frios", disse o especialista.

Para produzir calor o corpo dependente de matéria prima para ser utilizada como fonte. Esta matéria prima é composta pelos nutrientes que são ingeridos com os alimentos, transformados, durante sua metabolização, em energia. Mas a ingestão excessiva destes alimentos e o baixo consumo destas energia pode trazer problemas de saúde.

Para manter-se saudável o importante é driblar o frio e superar a "preguiça" que sentimos em baixas temperaturas e buscar fazer atividades físicas. "Assim poderemos degustar de todas as iguarias sugeridas pelo inverno sem ganhar aqueles quilos a mais que tanto nos preocupam e que poderão causar transtornos à nossa saúde" finalizou Ribeiro.

E você? Qual a sua dica para espantar a preguiça?

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: bem estar