Liberdade

Um dos mais antigos anseios da natureza humana, a liberdade, reflete a busca de pensamento e expressão originais. Muitos confundem liberdade com libertinagem ou anarquia.

À medida que amadurecemos, verificamos que a liberdade de escolha traz em si a aceitação e compreensão das conseqüências de nossos pensamentos e atitudes. Deste modo, liberdade pressupõe responsabilidade. Não é simplesmente fazer o que se quer ou o que se gosta, é um conceito bem mais amplo.

Muitas vezes buscamos ser livres do que julgamos como "amarras” externas. Acreditamos que uma pessoa, um lugar ou uma situação tem o poder de nos aprisionar. Mas nossas limitações são internas. É fácil atribuir nossos problemas a alguém ou alguma coisa. Difícil é reconhecermo-nos nesses espelhos.

Outro julgamento apressado é o de que estar sozinho, sem compromisso, nos dá liberdade total. Entretanto, podemos ser livres estando com alguém. E sentirmo-nos enclausurados estando sozinhos...

Buscamos a liberdade para ampliar nossos horizontes, para não vivermos unicamente nas limitações e problemas do cotidiano. Situações opressivas acabam aumentando a sensação de falta de liberdade.

E o que é ser livre? É não depender economicamente de alguém? É ter o direito de decidir e agir segundo a própria vontade? É exercer a individualidade? “Ir e vir" sem restrições? Mais do que isso, liberdade é uma longa conquista. Não se é livre apenas na aparência, ou por uma atitude rebelde. Liberdade é também uma forma de compromisso consigo e com a própria vida.

leia também


Libertar-se dos medos, das culpas, do que de fato nos prende internamente, aí reside a verdadeira libertação.

Isabel Mueller é astróloga, escritora e poeta. Trabalha com Astrologia desde 1992, dá cursos e palestras e atende a consultas de Mapa Astral, Trânsitos, Revolução Solar e Sinastria. É formada em Psicologia, integrante do Nears (Núcleo de Estudos Astrológicos do Rio Grande do Sul), do Conselho Deliberativo da CNA (Central Nacional de Astrologia). Autora dos livros de poesias "Céu da Boca" e "Alumbramento".

Comente

Assuntos relacionados: atitudes liberdade medos pensamentos astral