Leitura para elas

Leitura para elas

Divulgação

Que a mulher conquista seu espaço a cada dia, não há quem se arrisque em negar. Nas telas, nas empresas, nas capas de revistas e claro, nos livros, elas são pauta e tema, garantem a delicadeza - e porque não a força - dos assuntos. Nesse mês especial, o Vila Compras preparou uma seleção de livros para completar a sua estante.

Guia das Curiosas, Marcelo Duarte e Inês Castro (Editora Panda)

Claro que as mulheres já eram leitoras dos outros volumes do “Guia dos Curiosos”, de Marcelo Duarte, mas a idéia era fazer um livro especialmente voltado para elas. Curiosidades sobre moda, beleza, saúde, dietas, dança. Histórias engraçadas e pitorescas das mulheres na história, na política, na música, no cinema, nos esportes, na televisão, nas artes. E até respostas para aquelas perguntas que parecem mais absurdas. Quem é aquela mulher que aparece no símbolo da Columbia Pictures? Por que a noiva joga o buquê? Por que as mulheres fazem mais xixi que os homens? Para dividir o trabalho de pesquisa, Marcelo convidou a jornalista Inês de Castro, autora de cinco livros voltados para o público feminino.

O amor é fogo, Nora Ephron (Rocco)

O que você faria se fosse uma mulher feliz, mãe e grávida do segundo filho, casada com um dos mais influentes jornalistas de Washington e descobrisse que o marido está tendo um caso e, pior, que ele pretende se casar com a amante? A roteirista e jornalista nova-iorquina Nora Ephron escreveu um livro para exorcizar, de forma pra lá de humorada, o golpe baixo do ex. O livro é um delicioso relato, romanceado, desta traição. Repleto de tiradas sarcásticas e inspiradas sobre o casamento e as loucuras que as pessoas fazem por amor, o livro é uma montanha-russa de emoções, deslealdades e vingança.

Leitura para elas

Divulgação

Tô com vontade de uma coisa que eu não sei o que é, Tati Bernardi (Editora Panda)

De loucuras em loucuras, vontades que não podia entender e outras tantas sensações, tão familiares à qualquer um, Tati Bernardi, fez nascer seu livro que é uma reunião de crônicas do cotidiano. Com um humor pontual, marcado pela riqueza de detalhes, alguns deliciosamente sórdidos, ela consegue transcrever a vida e suas peculiaridades com uma veracidade quase constrangedora. Tati fala de amor, solidão, sucesso, sexo e de todas essas coisas de que são feitas as vidas.

Hilda Furacão, Roberto Drummond (Geração Editorial)

No início dos anos 60, Hilda, a Garota do Maiô Dourado, enfeitiçava os homens na beira da piscina em um dos mais tradicionais clubes, o Minas Tênis. Por algum motivo secreto, muda-se para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade. Transformada em Hilda Furacão, a musa erótica tira o sono da cidade. Sua vida de fada sexual cruza-se com os sonhos de três rapazes vindos do interior: um é inspirado no notório Frei Betto, que queria ser santo, mas se tornaria frade franciscano, líder político e escritor. Outro queria ser ator em Hollywood - torna-se Dom Juan de aluguel. O terceiro, aquele que queria ter sua Sierra Maestra, é o próprio Roberto, narrador da história. O romance foi transformado em minissérie de grande sucesso pela TV Globo, com Ana Paula Arósio no papel de Hilda.

As Maravilhosas mulheres das séries de TV, Fernanda Furquim (Editora Panda)

A jornalista Fernanda Furquim reuniu nesta publicação as mais fascinantes personagens femininas de seriados de todos os tempos! Da dona de casa Lucille Ball, de ‘I Love Lucy’, às lésbicas de ‘The L Word’. São números, datas, nomes e curiosidades sobre as séries e suas personagens inesquecíveis.

Mais do que apenas “falar de mulheres”, o livro traz informações com qualidade e credibilidade. São números, curiosidades sobre atores e as produções, enredos, tudo devidamente organizado por período e com breves retrospectivas do momento político/cultural de cada época. É leitura deliciosamente obrigatória.

Livros para elas

Divulgação

Deusa usa batom, Karen Berg (Rocco)

A autora rompe com uma tradição judaica de quatro mil anos ao abrir os ensinamentos da cabala para as mulheres. Ao longo das páginas, as leitoras aprenderão a desenvolver todos os aspectos que possibilitam alcançar uma vida de sucesso verdadeiro e duradouro, atingindo o máximo de seu potencial.

Mulheres de Cabul, Harriet Logan (Geração Editorial/Ediouro)

Nesse livro, a polêmica e premiada fotógrafa inglesa Harriet Logan, revela os sonhos e os sofrimentos das fortes mulheres do Afeganistão durante o regime de terror do Talibã e depois dele. Livro-reportagem, supera qualquer ficção. Além disso, traz dezenas de belíssimas fotos, dando ainda mais realismo ao texto. É um livro impressionante sobre um mundo tão absurdo que parece pesadelo. Entre outras proibições, as mulheres não podiam trabalhar fora nem freqüentar escolas. Era proibido rir em público, ouvir música, empinar pipas, e fotografias eram consideradas formas de idolatria.

Mulheres sobre rodas (Geração Editorial)

Elas não se importavam em viajar sozinhas. Repórteres de uma publicação de turismo, mãos firmes no volante, encaravam qualquer tipo de estrada com bravura - mas sem perder o charme. As jornalistas Alexandra Gonsalez, Beatriz Santomauro, Cristina Capuano, Karina Greco e Sonia Xavier fizeram mais do que visitar hotéis e restaurantes, atrações turísticas e praias exuberantes: elas respiraram brasilidade. Sobre rodas, redescobriram o país, seus personagens, suas belezas e muitos de seus segredos. O efeito colateral mais imediato da leitura é uma vontade tremenda de seguir os roteiros dessas cronistas.

Livros de temática feminina

Divulgação

Nunca Subestime uma mulherzinha, Fernanda Takai (Editoria Panda)

A vocalista do Pato Fu, Fernanda Takai, apresenta em seu primeiro trabalho literário uma reunião de contos e crônicas publicados nos jornais ‘Correio Braziliense’ e ‘O Estado de Minas’. Nesta publicação, o leitor poderá comprovar o talento e a irreverência de Fernanda em textos confessionais e bem humorados. Com uma simplicidade sublime, a autora descreve momentos de sua vida e cria outros que poderiam caber na vida de qualquer um. Até os homens mais céticos vão se surpreender.

Sem Clima para o amor (Jardim dos Livros)

Quer um livro para suspirar? Nesse, a principal personagem, Clare Wingate, ora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, ora porque pega o namorado em posição constrangedora com outro homem. Depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.

Livros sobre mulheres

Divulgação

Afeto, Amor e Fantasia, Alex Giostri (RAG Editor)

Um livro para quem quer discutir, consigo mesmo, as questões das relações: desejo, ciúme, posse, rejeição, expectativas, fantasias e idealizações que cada um vivencia em algum momento da vida. O autor ainda trata das questões do ressentimento e da falta que cada um possui, do vazio de cada um. Com um pilar psicanalítico, cada capítulo conta com uma introdução teórica, numa linguagem totalmente coloquial e de fácil compreensão a qualquer leitor.

Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam, Naomi Moriyama e William Doyle (Rocco)

Aparentar bem menos idade sem precisar recorrer a técnicas de rejuvenescimento e ter um corpo esbelto comendo normalmente. Para muitas pessoas, parece um sonho impossível, mas as mulheres japonesas conseguem. Qual é o segredo? Em “Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam”, Naomi Moriyama e William Doyle mostram que o jeito mais simples de alcançar a longevidade e manter a forma é cuidar da alimentação. A autora, em parceria com o marido, leva os leitores para um passeio pela cozinha caseira do Japão, com pratos que vão muito além dos sushis preparados em restaurantes. Entre as dicas da autora para viver como uma mulher japonesa saudável estão tarefas que passam despercebidas na correria do dia-a-dia, como fazer o maior número de caminhadas possível e mastigar a comida em ritmo compassado.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: sexo amor mulher batom livros