"Keep calm and carry on" na moda

Keep calm and Carry On

Foto: Divulgação Etsy

Um cartaz criado no final da década de 30, na Inglaterra, é febre entre os jovens. A frase ganhou diversas formas e hoje os dizeres: "Keep Calm and Carry on" (Mantenha a calma e continue, em tradução livre) aparecem em canecas, almofadas, quadros, chaveiros, pingentes, camisetas etc.

Influenciado pela situação de alerta vivida pela Inglaterra durante o inicio da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico decidiu criar uma série de três cartazes de incentivo à população. Os dois primeiros traziam as seguintes frases: "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory" (Sua coragem, sua alegria, sua definição nos trará a vitória, em tradução livre) e "Freedom is in Peril" (A liberdade está em perigo), com 800.000 e 400.000 impressões respectivamente.


Estes dois primeiros modelos foram distribuídos à população como forma de incentivá-la durante os primeiros dias de guerra, aqueles que as autoridades julgavam que seriam os mais difíceis. Foi uma mensagem do rei Jorge VI, pai da rainha Elizabeth, aos seus súditos. Relatos afirmam que, por temer a reação da censura, a produção foi interrompida e um terceiro cartaz não chegou a ser distribuído.

No ano 2000, um exemplar com a frase "Keep Calm and Carry on" foi encontrado em uma loja de objetos usados, em Londres. Rapidamente o cartaz caiu no gosto das pessoas, ganhou espaço na internet e virou febre entre os designers.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: bem estar decoração