Jardim dentro de casa

jardim em casa

fotos/reprodução: Pinterest

Quem vive cercado pelos "blocos de concreto" (edifícios e arranha-céus) na maior parte do dia, merece um momentinho de paz com a natureza. Quando se mora em metrópole, nem sempre isso é possível, então, por que não criar um jardim em casa? Mesmo que você more num apê pequeno, dá para improvisar e deixar o seu cantinho mais acolhedor.

Se você não teve a oportunidade de morar perto de um parque ou praça arborizada, garanta a sua área verde particular! Pesquisas apontam que quem tem mais contato com a natureza ficam mais saudáveis e alegres, com mais disposição para encarar o dia a dia.

Se você possui uma varanda, ótimo! Dá para decorar o cantinho com plantas e flores. Caso você trabalhe o dia todo, procures espécies que suportam ficar sem água por muito tempo. Se sua varanda não possui muita luminosidade ou a vista é para outro prédio, procure colocar espécies que aguentam ambientes sem sol e sem vento, como plantas com folhas grandes e grossas.

Se no terraço bate sol o dia todo e é amplo, dá até para formar uma hortinha, cultivando frutas como limão, pitanga, goiaba, jabuticaba e amora. Se bate muito vento no local, evite comprar flores com pétalas muito delicadas.

A varanda é um ótimo espaço para ficar quando se chega de um dia exaustivo no trabalho. Você respira um ar um pouco mais puro e fresco, graças ao trabalho das plantas. Mas se você não tem varanda, não tem problema, sempre tem um jeitinho! Você pode criar uma mini-hortinha ou um canteirinho, na cozinha ou mesmo na área de serviço, com temperos para usar nas refeições, tais como orégano, manjericão, salsa, tomilho, etc.

Um cantinho na sala também é bem-vindo, principalmente se for bem uma sala bem iluminada. Escolha uma área onde bata sol e coloque cactos, rosas de pedra, samambaias, rosas de pedra, palmeiras de sala (camedórea elegante), por exemplo, que são próprias para ambientes fechados. Flores que também se adaptam a esse tipo de ambiente: violetas, antúrios, bromélias e begônias. Veja algumas inspirações a seguir!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: bem estar casa plantas jardim casa