Internet e TV a cabo na tomada

Internet e TV a cabo na tomada

Você já ouvir falar de Power Line Communications? O PLC é um sistema de telecomunicações que utiliza a rede elétrica como meio de transporte para a comunicação digital e analógica de sinais como Internet, vídeo e voz. Assim, a tomada que liga os eletrodomésticos pode se tornar um ponto de rede de dados para a provedora de Internet ou TV por assinatura, por exemplo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Resolução que define as regras para o uso dessa tecnologia aqui no Brasil. Ou seja, as empresas e distribuidoras de energia já podem apresentar projetos de implantação do sistema no País.

Assim que implementado, o serviço de acesso à internet e a TV por assinatura será realizado por meio da rede elétrica. O prestador do serviço de PLC deverá seguir os padrões técnicos da distribuidora, o disposto na Resolução da Aneel e na regulamentação de serviços de telecomunicações e de uso de radiofrequências da Anatel.

A notícia parece ter vindo em boa hora, em um momento em que os serviços de banda larga via telefone e via cabo demonstram uma crise e incapacidade de atender os usuários a contento. A decisão deve beneficiar 63,9 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica, interligadas por mais de 90 mil quilômetros de transmissão e distribuição, com as regras para o uso da tecnologia.


Além da praticidade, a tecnologia não deve implicar em muitos custos, afinal possibilita novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura já existente. Isso representa a redução de custos para nós consumidores, tomara! Vamos esperar a tecnologia começar a funcionar por aqui!

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: compras internet tecnologia tv