Indiretas e lamentações nas redes - entenda esse comportamento

O que motiva seus amigos a publicarem indiretas na rede?
indiretas-facebook

Foto - Shutterstock

Ao aderir a uma rede social estamos suscetíveis a ler quase todo tipo de coisa. Dentre as postagens interessantes, engraçadas e fofas estão as mais chatas: indiretas e lamentações.  Todo mundo com certeza já leu alguma coisa como "hoje o dia foi horrível (nem me pergunte o que é)" ou " cansada de certas pessoas...".

Afinal, o que motiva esse tipo de atitude? Segundo a psicóloga do Centro Terapêutico Multidisciplinar de São Vicente, Tereza Christina Gonçalves, algumas publicações aparentemente inofensivas podem ser um sinal de que a pessoa por trás da tela precise de ajuda.

Nós do VilaMulher buscamos respostas que podem te ajudar a compreender melhor o comportamento dos seus amigos. Confira a seguir a entrevista com a profissional:

1- Por que as pessoas postam mensagens vagas ou negativas em suas redes sociais?

Geralmente são pessoas que passam por situações emocionais que não conseguem lidar por pouca tolerância à frustrações. Diante disso, elas buscam nas redes sociais a atenção e encontram alguém para acolher seus pesares, muitas vezes não se importando com possíveis exposições da própria imagem.

2- O que fazer para lidar com a necessidade de atenção?

Reconhecer que todos têm situações para resolver nas suas próprias vidas é o primeiro passo. Assim é possível perceber que exigir atenção dos outros sem necessidade alguma pode esgotar a paciência dos amigos.

3-"Como lidar com um amigo que se lamenta o tempo todo na rede?

Indicar um tratamento com psicólogo seria uma boa dica. Situações emocionais não devem ser assunto para redes sociais.

5- E as pessoas que postam indiretas? Qual a recomendação para elas?

As indiretas devem ser tratadas sem respostas para que não haja uma alimentação sobre o conteúdo subjetivo das mensagens. 

6- Esses tipos de postagens  podem afetar os relacionamentos reais (fora da Internet)?

O perigo está em prejudicar a própria vida da pessoa que expõe queixas contínuas, alimentando seus lamentos e lamúrias pelas redes.

7- Devemos aceitar conselhos a partir desse tipo de postagem? Quais os riscos de seguir a recomendação de quem está de fora da situação?

Dependendo do assunto, queixa ou lamento, cada amigo vai colocar sua experiência de vida. Assim, cada pessoa tem uma medida e sua resiliência. Portanto pautas delicadas e particulares podem ser perigosas na conduta de cada um.

8- O que fazer quando você é alvo de alguma indireta na rede?

O ideal é refletir sobre a indireta e buscar ajuda profissional , com um psicoterapeuta. Discuta a questão em terapia. O crescimento e a reforma interior merecem respeito pessoal, só um bom processo terapêutico ajudará o individuo no seu crescimento.

Por Thamirys Teixeira


Comente

Assuntos relacionados: rede social indiretas