Iluminação do banheiro

Iluminação do banheiro

Tão importante quanto os outros cômodos da casa, o banheiro não pode ser esquecido na hora de compor o projeto de iluminação no local. Hoje, ele já é encarado como um ambiente importante que, com alguns ajustes simples, pode se tornar uma confortável sala de banho, mesmo com espaço reduzido.

Vale lembrar que o banheiro é um lugar por onde passamos todos os dias, obrigatoriamente. Isso faz com que a seleção dos objetos decorativos, como lavabo, banheira e torneiras, seja essencial para garantir momentos de bem-estar, quesito para o qual uma boa iluminação é fundamental. Com a escolha de lâmpadas adequadas é possível gerar a tão desejada sensação de aconchego, fornecer o brilho para nossas atividades e, ainda, promover uma estética sofisticada.

Confira dicas práticas da arquiteta Cláudia Capello, da OSRAM (empresa especializada em iluminação), que irão realçar cada parte do seu ambiente:

- Para as mulheres, fazer e retocar a maquiagem. Para os homens, o barbear. Ambos precisam do espelho que, por sua vez, depende de uma iluminação correta, sem ofuscar a visão. Sendo assim, o ideal é que os pontos de luz sejam instalados em suas laterais, à altura dos olhos ou um pouco acima, entre 1,82m e 1,98m do piso. Procure não usar lâmpadas focais direcionadas, que, se mal instaladas, podem causar efeitos indesejados.

- Ainda sobre o espelho, é preciso evitar o efeito dowlightining, ou seja, a intensidade da luz direcionada de cima para baixo, o que realça rugas, marcas e linhas de expressão no rosto, além de formar algumas sombras. Já para a iluminação geral, uma boa opção são as fluorescentes tubulares, que promovem luz de maneira uniforme em todo o ambiente.

- Para relaxar ainda mais na banheira, é indicado utilizar luminárias na parte externa, dos tipos aberta ou de encaixe, que tenham refletor ajustável para não ofuscar a visão, independentemente do lugar em que a pessoa esteja. Com relação aos chuveiros, a dica é optar pelas luminárias com revestimento em acrílico, que emitem uma luz uniforme dentro do box e garantem mais segurança, eliminando riscos de escorregar, por exemplo.

De maneira geral, a iluminação ao redor do vaso deve ser suave e, neste caso, uma boa solução é o uso de sancas com lâmpadas dimerizáveis, que permitem ajustar a luminosidade de acordo com o nível desejado pela pessoa.


O conselho de um profissional é sempre importante na hora de optar por estratégias de decorações residenciais. Contudo, pequenas alterações com um toque de criatividade podem fazer do seu banheiro, um espaço confortável e destacado da sua casa.

Por Jessica Moraes

Comente