I Ching no aprimoramento pessoal

i ching e suas mensagens de reflexão

O I Ching ou Livro das Mutações é um texto clássico chinês dos mais antigos, classificado como um oráculo, que se baseia na ideia de que a vida é feita de ciclos. Assim como na natureza, as estações se sucedem e existe o tempo de plantio e de colheita, a vida do ser humano também se altera: nada é tão bom que dure para sempre nem tão ruim que nuca acabe.

Como forma de consulta, o I Ching também pode ser visto como um livro de sabedoria, podendo nos fazer refletir sobre a situação que estamos vivendo no momento. Aprendendo com o tempo a identificar nossos comportamentos, como também as atitudes alheias.

A consulta oracular é feita com varetas, mas também pode ser feita com moedas. De seu manuseio surgem linhas firmes e móveis, que são interpretadas através de uma tabela de hexagramas, e cada hexagrama representa uma mensagem de reflexão do momento pessoal e como se aprimorar. O ideal é pesquisar em livros as diversas maneiras da prática. O I Ching deve se estudado, para que não haja interpretações incorretas. É necessário também praticar em um ambiente calmo, onde possa haver tranquilidade e ao mesmo tempo concentração.

leia também


Vale lembrar que ele pode ser consultado em qualquer momento, não somente nos momentos de aflição, mas sempre que for preciso buscar uma orientação ou algum conselho.

Por Jessica Moraes

Comente