Hammam: ritual feminino

Hammam ritual feminino

Divulgação/ Hotel Ponto de Luz

Os países Árabes são cheios de tradições, normalmente bem diferentes das nossas. O Hammam é uma delas e é voltado somente para as mulheres. Nele, as mulheres se unem para cuidar da pele. A responsável pela realização do Hammam no Hotel Ponto de Luz, Deva Suvalia, explica que nesse rito, cuidar da pele vai além do efeito estético.

“É um momento de renovação, renascimento. A pele é o nosso contato com o mundo, como sentimos o mundo. Para elas uma esfoliação, por exemplo, serve para tirar o que está morto, as células mortas, para uma nova possibilidade. Para elas, o mundo nos trata como nós nos tratamos.”

Deva conta que mulheres de todas as idades podem participar do Hammam, inclusive as crianças. As mulheres mais velhas são responsáveis pela preparação dos banhos e cremes que são feitos com mel, frutas, leite e água de rosas, essas receitas são guardadas como tesouros.

Depois de tudo pronto, em um clima de confiança e descontração, mulheres de várias idades se ajudam a aplicar e a experimentar produtos preparados com a sabedoria de quem conhece profundamente a pele.

Enquanto os cremes naturais tratam o corpo, o contato com o grupo exalta a energia feminina e leva as participantes a vivenciarem profundamente a sua feminilidade.


Quando o Hammam termina, elas se sentem revigoradas, íntegras e muito mais bonitas.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: esfoliação cuidados pele