Garota de nove anos leiloa desenhos para ajudar refugiados no Brasil

Com apenas nove anos, Sophia já promete fazer a diferença na vida de muita gente!
Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Uma garotinha muito talentosa e sensível em relação aos problemas do próximo vem feito um trabalho realmente inspirador. A pernambucana Sophia Maia, de apenas 9 anos, sonha leiloar uma série de 45 desenhos feitos por ela para ajudar os refugiados que fogem da guerra civil na Síria.


A garota de bom coração sonha em ajudar essas pessoas que estão em busca de novas oportunidades em uma nova vida.  “Eu vi umas imagens na internet e na televisão e fiquei muito emocionada, com muita pena. Eu só quis ajudar”, explica Sophia. As informações são do G1.

De acordo com sua mãe, Luciana Maia de 46 anos, o "gatilho" para que a garota começasse a criar foi uma imagem de uma menininha desembarcado na costa da Grécia com uma boia de brinquedo na cintura. "Ela achou incrível e eu expliquei que aquilo era o desespero de fugir da guerra da forma que acharam possível", disse.

Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Sophia, que se colocou no lugar dessas crianças, disse que queria ajuda-los, e foi aí que surgiu a ideia de vender os desenhos - que por sinal, são INCRÍVEIS!

Curtiu? As ilustrações serão expostas nos dias 12 e 13 de dezembro na Galeria Suassuna, na Zona Norte do Recife. A renda do leilão será revertida para o Instituto de Reintegração dos Refugiados no Brasil (Adus), que fica em São Paulo. “Nós tivemos o cuidado de pesquisar um lugar sério para receber o projeto. Eles têm um trabalho voluntário com vários tipos de assistência e eventos que promovem a troca cultural entre os povos”, conta a mãe.

Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Sophia Maia desenhos refugiados

Foto: André Nery

Sophia herdou o talento para desenhar da mãe, que é designer gráfica. A menina desenha desde os 3 anos de idade e se inspira em grandes nomes do universo das artes, como Van Gogh, Frida Kahlo e Monet. Esta garota promete fazer a diferença! 

Refugiados no Brasil

De acordo com os dados atualizados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça,o Brasil abriga hoje 5.208 refugiados.

Os números revelam que os pedidos de refúgio no país têm crescido exponencialmente ao longo dos anos. Em 2013, foram 5.256, ante 566 em 2010. As solicitações aceitas também aumentaram: de 126, em 2010, para 649 no ano passado.

Por Thamirys Teixeira

Comente