Folha de bananeira: embalagem ecologicamente correta

Folha de bananeira embalagem ecologicamente corret

Foto: divulgação.

A gente sabe que deve evitar usar embalagens ou sacolas plásticas, já que isso prejudica de diversas maneiras o meio ambiente. Até o Carrefour anunciou recentemente que banirá as sacolinhas plásticas de toda sua rede de lojas no Brasil nos próximos 4 anos. O problema é achar soluções que substituam o plástico. No caso das sacolas, surgiram as ecobags e os antigos sacos de papel voltaram, mas e as embalagens? Até agora nada, certo?

Errado! A designer israelense Tal Marco criou um projeto que utiliza folhas de bananeira como embalagens para produtos diversos, principalmente alimentos.

O trabalho foi mostrado no Dining in 2015, concurso de design organizado pelo site Designboom e pela empresa Macef, de Milão na Itália. O conceito do projeto de Marco é ser uma alternativa ecológica e de baixo custo. A ideia é que as folhas da bananeira sejam cortadas em moldes diferentes para embalar uma imensa variedade de objetos, alimentos e até presentes. A opção pela folha de bananeira vem da flexibilidade para criar as embalagens que são facilmente abertas devido à tessitura da própria folha, muito comuns em embalagens de papelão, por exemplo.

No caso de alimentos, inclusive oleosos ou úmidos, a folha é ideal para embrulhá-los por conta de sua superfície impermeável e que parece encerada. Bacana, né?

Folha de bananeira embalagem ecologicamente corret

Foto: divulgação.


A notícia ruim é que ainda não há previsão da chegada das embalagens no mercado, pelo menos não aqui no Brasil, mas vamos torcer!

Por Larissa Alvarez

Comente